O WhatsApp anunciou o início de testes com contas verificadas para empresas. Assim como no Facebook e Instagram, o aplicativo de mensagens passará a exibir um símbolo ao lado do nome de estabelecimentos checados. Para assegurar que se trata do perfil verdadeiro, o app usará textos em amarelo em conversas entre cliente e empresa. Além disso, o histórico de mensagens não poderá ser apagado em hipótese alguma.

Segundo o WhatsApp, por enquanto, só “algumas contas foram verificadas”. Ainda não é possível baixar e instalar a versão Beta com a nova função, nem com APK nem via download nas lojas de aplicativos. O WhatsApp Web, que funciona online no PC, também não oferece a novidade até o momento.

Como identificar um perfil empresarial

Em post no blog oficial, o WhatsApp explica que uma conversa iniciada com um perfil empresarial adicionará o telefone do estabelecimento aos contatos do celular automaticamente. Na agenda pessoal, o número aparecerá com o nome escolhido pela empresa. Se o contato já estiver gravado no smartphone, permanecerá a identificação dada pelo próprio usuário no momento do registro.

WhatsApp anuncia contas empresariais verificadas (Foto: Reprodução/WhatsApp)

O mensageiro ainda deixa claro que usuários poderão optar por não receber mensagens comerciais. Para isso, bastará bloquear o perfil empresarial indesejado, assim como já se faz com contatos convencionais.

Novos tipos de mensagens

O site WABetaInfo, famoso por vazar novidades do WhatsApp antes da hora, traz mais detalhes sobre a função empresarial. Segundo o portal, o aplicativo oferecerá também novos tipos de mensagens para empresas se comunicarem com clientes. Um deles são as “Mensagens estru

... turadas”, novo tipo de post com texto, imagem, botão incorporado e um sistema automatizado de tradução para vários idiomas.

Empresas poderão emitir comunicados oficiais via WhatsApp (Foto: Reprodução/WABetaInfo)

Ainda segundo o portal WABetaInfo, empresas teriam também a opção de usar os “Anúncios oficiais”, posts verificados para divulgar promoções e outros avisos importantes sobre o negócio. Esse tipo de publicação traria sempre o sinal de verificação de identidade atrelado, mesmo após ser compartilhado várias vezes, para evitar a distribuição de informações falsas na web.

Contas verificadas poderão ter perfil detalhado no WhatsApp (Foto: Reprodução/WABetaInfo)

Outras possíveis novidades para empresas mencionadas pelo portal incluem mensagens automáticas, informe de horário de funcionamento e um perfil detalhado dentro do aplicativo com nome, endereço, site oficial e e-mail para contato.

Pagamentos

Há cerca de duas semanas, o WABetaInfo havia obtido prints atribuídos a uma nova função de pagamentos no aplicativo. O WhatsApp Payments, caso seja confirmado, poderá permitir que usuários paguem por produtos e serviços dentro do chat, desde que a conversa seja com um perfil empresarial verificado.

WhatsApp poderá ter sistema próprio de pagamentos (Foto: Reprodução/WABetaInfo)

A tendência é que o aplicativo do WhatsApp receba todas as funções para clientes. Já os recursos voltados para empresas, como garante o WABetaInfo, estariam presente em outro app. O novo programa seria chamado de Pequenas e Médias Empresas e teria versão para Android, iPhone (iOS) e Windows Phone (Windows 10 Mobile). O sistema do Google para celulares seria o primeiro contemplado com a novidade.

Disponibilidade

O WhatsApp não comentou sobre as informações divulgadas pelo WABetaInfo. Até o momento, a empresa só confirma o início dos testes com perfis empresariais verificados, e não dá prazo para lançamento da função para usuários brasileiros.

WhatsApp: qual função ainda falta no app? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.