A Microsoft anunciou que o Windows 10 ter? suporte as especifica??es t?cnicas FIDO 2.0 no computador e no celular. A divulga??o aconteceu durante a Cybersecurity and Consumer Protection Summit, realizada na Universidade de Stanford, onde os l?deres da ind?stria se reuniram para discutir oportunidades de colabora??o e novos desenvolvimentos que ir?o refor?ar a seguran?a cibern?tica.

HDs de marcas famosas teriam spyware instalado; veja 'lista de espi?es'

Windows 10 suportar? as especifica??es de seguran?a FIDO Alliance (Foto: Divulga??o/FIDO Aliance)

Pouco conhecido do p?blico leigo, o FIDO poder? se tornar a principal arma dos fabricantes de hardware e software, para combater as atividades de hackers e outros tipos de criminosos virtuais e locais. Para entender melhor, conhe?a um pouco mais dessa tecnologia que pode substituir as senhas.

O que ? o FIDO?

Fundado por PayPal e Lenovo, FIDO (Fast Identidade Online) Alliance ? o nome de um cons?rcio lan?ado em Fevereiro de 2013, para suprir a falta de interoperabilidade entre os dispositivos de autentica??o forte e os problemas que os usu?rios enfrentam para criar e lembrar v?rios nomes de usu?rio e senhas.

Para conseguir isso, o cons?rcio pretende alterar a natureza da autentica??o atrav?s do desenvolvimento de especifica??es que definem um conjunto aberto, escal?vel e interoper?vel de mecanismos que permitam suplantar a depend?ncia de senhas para aumentar a seguran?a e ajudar a melhorar a autentica??o segura para acesso a aplica??es online.

O objetivo do FIDO ? criar especifica??es que suportem uma gama completa de tecnologias de autentica??o, incluindo os sistemas biom?tricos, como leitores de impress?o digital e scanners de ?ris, reconhecimento facial e de voz, bem como as solu??es existentes e padr?es de comunica??o, tais como Trusted Platform Modules (TPM), tokens de seguran?a USB, embedded Secure Elements (eSE), smart cards (cart?es inteligentes) e Near Field Communication (NFC).

Atualmente, o FIDO Alliance ? composto por Microsoft, Google, PayPal, Bank of America, MasterCard e Visa. Tamb?m est?o inclu?dos alguns fabricantes de dispositivos, como a Dell, Samsung e BlackBerry, e at? mesmo empresas que oferecem diversos servi?os, tais como Aetna e Netflix.

Como funciona o FIDO?

As especifica??es do FIDO enfatizam um modelo centrado no dispositivo e fornecem duas categorias de experi?ncias de usu?rio: O Universal Authentication Framework (UAF) ou o Universal Second Factor (U2F). Esses dois padr?es do FIDO definem uma interface comum para o cliente para o m?todo de autentica??o local que o usu?rio utilizar?.

A autentica??o UAF foi projetada para substituir a necessidade de senhas tradicionais e ? usado em sistemas de seguran?a que utilizam biometria ou qualquer outro tipo de dispositivo de reconhecimento. J? a outra especifica??o (U2F), n?o substitui um nome de usu?rio e senha. Em vez disso, ele cria um mecanismo de autentica??o de dois fatores que ? mais seguro.

Para que tudo isso funcione ? necess?rio que os dispositivos e os sistemas envolvidos suportem o padr?o FIDO. Em P

... Cs, o cliente necess?rio para o isso pode ser pr?-instalado no sistema operacional ou no navegador.

O que isso muda no Windows 10?

Na pr?tica, o suporte ao FIDO no Windows 10 beneficiar? os usu?rios dom?sticos e corporativos do sistema, que poder?o usar m?todos de autentica??o reconhecidamente seguros e suportados por diversas gigantes do setor de tecnologia.

Como se trata de um padr?o, o suporte as especifica??es deixar? o sistema da Microsoft preparado para os diferentes dispositivos e softwares que tamb?m suportam a tecnologia, sejam eles lan?ados agora ou muito depois do Windows 10.

Via Blog do Windows



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.