Point Blank ou Counter-Strike: Global Offensive? Dois jogos de tiro modernos e com gráficos atraentes para PC, que podem rodar em máquinas modestas, mas que possuem características diferentes entre si. Um deles é grátis e o outro não, enquanto um tem itens mais variados para obter e o outro possui loja online completa de compras. Confira um comparativo que te aponta o que cada um faz de melhor e saiba decidir:

Gráficos

Os dois jogos meio que se equivalem em termos gráficos. Porém, Counter-Strike: Global Offensive é mais recente, de 2012, contra Point Blank que é de 2008, e por isso tem ligeira vantagem no quesito visual – e isso envolve efeitos visuais de explosões e tiros pelo cenário.

Counter-Strike: Global Offensive (Foto: Divulgação/Valve)

Point Blank possui texturas com resolução um pouco mais baixa nos cenários, o que nos remete a fases que lembram o antigo CS 1.6 em alguns casos. Já Global Offensive é mais polido e bonito. A diferença visual também se dá nos personagens: no Counter-Strike eles são mais realistas.

Preço

Point Blank é gratuito e por isso leva vantagem, ainda que Counter-Strike: Global Offensive não seja um jogo tão caro – ele é vendido por R$ 24,99 no Steam, descontando aí eventuais promoções, onde ele sempre participa.

... e64,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">

Point Blank (Foto: Divulgação/Ongame)

Os dois, contudo, possuem lojas dentro do jogo, que vendem itens adicionais, em sua maioria decorativos, e que podem personalizar a experiência. Por ser grátis, Point Blank tem ainda outras formas de ganhar dinheiro, mas nenhuma delas é obrigatória, então é possível aproveitar 100% do título sem pagar nada.

Jogabilidade

Os dois jogos se equilibram neste quesito. Na jogabilidade, Counter-Strike sempre foi um game amigável: fácil de aprender, mas difícil de se dominar. Jogar com amigos é sempre simples e os comandos são práticos, resumidos em poucas teclas no teclado para compra de armas ou movimento, enquanto o tiro e uso de itens fica no clique do mouse.

Counter-Strike Global Offensive (Foto: Divulgação/Valve)

Point Blank segue fórmula bem parecida. Por ser gratuito, é um jogo feito para ser simples, mas tem comandos similares aos de Counter-Strike, justamente por serem do mesmo gênero – o FPS. Não há uma grande diferença.

Modos de jogo

Counter-Strike: Global Offensive é um game mais “tradicional” em termos de modos de jogo e por isso traz as clássicas sessões de armar ou desarmar bombas, resgatar reféns e o bom “mata mata”. Eventualmente, novos modos podem aparecer de forma temporária, em salas personalizadas.

Point Blank (Foto: Divulgação/Ongame)

Point Blank também oferece modos de desarmar bomba e resgate de reféns, mas possui eventos sazonais, que criam jogos alternativos e modos de jogo únicos para que os usuários aproveitem – por tempo limitado. As modificações, claro, trazem mais variedade aos dois jogos, mas ambos são equilibrados neste quesito.

Acesso

Counter-Strike: Global Offensive está disponível no Steam e, para jogar de forma oficial, você deve ter duas coisas: uma conta grátis no Steam e dinheiro para comprar o game. O jogo pode ser comprado com cartão de crédito ou boleto. Se não houver essa possibilidade, é possível pedir para que um amigo envie-o de presente para sua conta, mas nem sempre isso é possível.

Counter-Strike Global Offensive (Foto: Divulgação/Valve)

Já Point Blank é oferecido no site oficial brasileiro e, como citamos, de graça. Por esse motivo, seu acesso é bem mais facilitado: basta registrar-se com sua conta e fazer o download, posteriormente instalação. Point Blank, contudo, está disponível apenas para Windows, enquanto o concorrente está no Linux, Windows e Mac, além de consoles.

Conclusão

Apesar de ser bem divertido e com muitos modos de jogo variados e criativos em alguns casos, Point Blank ainda tem alguns pontos onde é muito parecido com Counter-Strike: Global Offensive, mas que não faz melhor do que seu concorrente.

Counter-Strike Global Offensive (Foto: Divulgação/Valve)

Por mais que seja necessário comprar, CS é uma experiência mais robusta de FPS e ganha vantagem por estar disponível em mais plataformas – sem falar nas versões para consoles, PS3 e Xbox 360, ainda que elas estejam desatualizadas em relação ao PC.

Qual é o melhor jogo de FPS online e gratuito? Comente no fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.