A LG fez um excelente trabalho na concepção do celular LG V30, apresentado oficialmente na feira de Berlim (IFA 2017). Tradicionalmente cada fabricante lança um modelo chamado de flagship por trazer as maiores inovações recentes da companhia. O Galaxy S8 é assim para a Samsung, ou o Moto Z2 Force para a Motorola. A LG já tem o flagship LG G6, mas bem que o V30 poderia ocupar este posto.

O smartphone roubou a cena por apresentar uma belíssima tela OLED de 6 polegadas, design elegante e sem invencionices, e uma ficha técnica digna de topo de linha. Ao pegá-lo na mão pela primeira vez, a percepção é de boa ergonomia ao digitar no teclado ou controlar variados aplicativos. Desta vez os sul-coreanos fizeram o dever de casa.

O display merece destaque por ser extremamente brilhante e com cores muito vivas. Seus cantos são arredondados, um efeito que vem se popularizando entre os modelos premium do mercado. A proporção da tela está mais próxima da vista no cinema, com 18:9. Na prática, o telefone ficou mais alongado/comprido, o que é ótimo para quem gosta de ler notícias extensas ou zapear no feed das redes sociais (desde Facebook até Instagram, sem esquecer do Twitter).

Outro detalhe da tela que chama a atenção: as bordas mínimas e com uma ligeira curvatura no vidro. Não confunda com a tecnologia da Samsung, uma das poucas empresas capazes de contorcer o painel onde ficam os pixels. A LG utiliza vidro 2.5D com a mesma técnica adotada pela Apple no iPhone 7. O resultado é um celular que não chega a ter o display curvo, mas cujo efeito visual deste componente agrada bastante.

... path> LG V30 permite fazer captura de tela e na sequência rabiscar em cima dela (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

O V30 traz sistema de câmera dupla (a dual camera, como dizem os americanos), tecnologia que também vem se popularizando em tempos recentes – a Motorola apresentou o Moto X4 na mesma feira e com o mesmo recurso. A lente principal tem 16 megapixels e abertura f.1/6. Trocando em miúdos, quanto menor este número depois do “F”, maior é a capacidade de o smartphone absorver luz. A promessa dos sul-coreanos é de um excelente desempenho em condições de baixa luminosidade, como festas, shows e outros compromissos sociais.

A segunda câmera é uma grande angular de 13 megapixels. Ela captura a cena com ângulo de 120 graus, funcionalidade sempre muito bem-vinda quando o usuário quer enquadrar mais personagens ou mais elementos da paisagem. Câmeras com essa característica costumam apresentar algum tipo de distorção na imagem, mas a LG promete fotografias preservadas.

Lente grande angular captura mais elementos da cena; LG promete menor distorção da imagem neste modo (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

É o usuário quem decide se vai querer a foto com a lente objetiva (tradicional) ou com a lente de grande angulação. O aplicativo nativo de câmera dá a opção, o que não é visto em outros smartphones com dual camera. Por outro lado, o LG V30 não oferece o modo retrato / foco dinâmico / foco seletivo – todos esses nomes são usados para designar o efeito de destacar o que está em primeiro plano e embaçar o que está no fundo da cena. Seria uma boa adição, mas tenho dúvidas se o hardware é capaz de realizar o efeito.

O restante das especificações seguem o visto nos produtos de maior destaque do mundo da mobilidade: processador de oito núcleos Snapdragon 835, o mais avançado da Qualcomm; memória RAM de 4 GB (apesar de haver outros produtos no mercado com 6 GB); resistência contra água e poeira com certificação IP68; e recarga rápida. Você confere as demais specs ao fim do artigo.

O LG V30 tem bateria fixa de 3.300 mAh. Esta é uma novidade em relação a telefones anteriores da LG. Com isso, o potencial comprador do produto precisa ter certeza de que essa capacidade é suficiente para suas necessidades diárias, pois não terá a opção de carregar consigo mais um componente de bateria em casos de emergência.

Parte de trás do LG V30, com dual camera e leitor de impressões digitais (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Fãs do Android devem se decepcionar com a informação de que o V30 roda Android 7 (Nougat 7.1.2). A expectativa era de que ele chegasse ao mercado com o Android 8 (Oreo), edição mais nova do sistema, apresentada há algumas semanas.

A Samsung costumava dominar a IFA por causa do anúncio do Galaxy Note. No entanto, já faz algum tempo que a companhia aposta em um lançamento global desvinculado da feira em Berlim. Com isso, a LG conquistou o posto de lançamento mais importante da feira de eletrônicos mais importante da Europa.

Resta saber se o produto vai chegar ao Brasil e qual vai ser o preço no mercado nacional. Uma fonte disse que a LG estuda a venda dele no país. Apesar do futuro incerto, esta é uma boa notícia porque os sul-coreanos não engavetaram a ideia de vendê-lo em terras tupiniquins.

Detalhe do vidro 2.5D no LG V30 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

“Primeiras impressões” oferecem um primeiro olhar sobre produtos e serviços recém-anunciados. Testes mais aprofundados costumam ser necessários para avaliar quesitos como duração de bateria, experiência de uso ou qualidade de câmera fotográfica.

Ficha técnica do LG V30

  • Tamanho da tela: 6 polegadas
  • Resolução da tela: QuadHD+ (2880 x 1440 pixels)
  • Processador: Snapdragon 835 (Qualcomm)
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento: 64 GB / 128 GB (LG V30 Plus)
  • MicroSD: Sim - até 2 TB
  • Sistema: Android 7.1.2 Nougat
  • Câmera principal dupla: objetiva de 16 MP / grande angular de 13 MP, com abertura de até f/1.6
  • Câmera frontal: grande angular de 5 MP, com abertura de até f/2.2
  • Bateria: 3.300 mAh
  • Cores: preto, prata, azul e violeta
  • Dimensões e peso: 151,7 x 75,4 x 7,3 mm e 158g

O jornalista viajou para a Alemanha a convite da Philips.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.