A Motorola volta a adotar a nomenclatura Moto X para um smartphone: durante a feira de eletrônicos de Berlim (IFA 2017), a companhia anunciou o Moto X4, celular muito brilhante e que chama a atenção por causa do robusto espaço da câmera na parte de trás do aparelho. Não é por acaso que a empresa de Chicago colocou ali uma câmera dupla (também chamada de dual camera).

O Moto X chega à quarta geração com ficha técnica intermediária e repleto de funcionalidades relacionadas à fotografia. O conjunto principal contempla uma lente objetiva de 12 megapixels e abertura f/2.0, bem como uma lente grande angular de 8 megapixels e f/2.2, capaz de bater fotos em 120 graus. A combinação das duas câmeras permite ao consumidor explorar efeitos de profundidade, que no mercado são tratados como “modo retrato” (pela Apple), “foco dinâmico” (Samsung) ou “foco seletivo” (Motorola).

A tecnologia da Motorola não parece estar madura o suficiente para uso do grande público. O Moto X4 é capaz de detectar quando há um personagem na frente da câmera e uma grande paisagem por trás. O problema é que muitas vezes os usuários não têm essa realidade em suas vidas. Ao realizar testes em ambiente com luz controlada e muitos objetos por perto, por exemplo, o X4 fica confuso e aplica o efeito de profundidade sem respeitar o contorno das pessoas.

Moto X4 tem tela de 5,2 polegadas com resolução Full HD (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

A dificuldade em fazer o modo retrato funcionar corretamente não é al

... go exclusivo da Motorola. A Samsung recentemente fez o lançamento global do Galaxy Note 8, smartphone superpoderoso que não mostra a que veio quando estamos falando de câmera dupla e de foco dinâmico.

O Moto X4 acerta na função de seleção de cor: o usuário escolhe qual tonalidade deve se sobressair na foto, e o próprio telefone deixa as demais cores em preto e branco. O ajuste deve ser feito antes de bater a foto. A tecnologia deve trazer diversão para aqueles indivíduos que gostam de fazer ajustes e brincar com as configurações da câmera antes de capturar momentos em família ou entre amigos. Vale a ressalva de que a ferramenta não acerta em 100% do tempo, mas está no caminho certo.

Moto X4 possui câmera dupla de até 12 MP (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

O design do Moto X 2017 segue o padrão da Motorola visto em outros telefones, como os recentes Moto G5S e Moto G5S Plus. A diferença fica por conta da parte de trás metálica e muito brilhante, com direito a um efeito ondulado quando a luz incide sobre esta parte do celular – o dispositivo parece ter curvas. A Asus também tenta estabelecer um padrão similar com os Zenfones que contam com os círculos concêntricos na traseira.

A esquisitice da vez tem a ver também com a câmera, visto que o espaço ocupado pelas duas lentes/sensores é amplamente criticado nos bastidores da IFA por ser feio demais. A rodela utilizada pela Motorola remete a relógios graúdos, numa referência que não faz muito sentido para um telefone.

Detalhe da câmera traseira dupla do Moto X4 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

O Moto X4 traz especificações de celular intermediário: tela de 5,2 polegadas e resolução Full HD; processador de oito núcleos (Snapdragon 630 rodando a 2,2 GHz); memória RAM de 3 GB; armazenamento de apenas 32 GB; câmera frontal de 16 megapixels; e resistência contra água e poeira. Você confere a ficha técnica completa ao fim do artigo.

Numa investida em inteligência artificial, a Motorola coloca neste telefone duas opções de sistema de comando de voz: Google Assistente e Alexa. A última por ora só funciona nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha, o que significa que brasileiros terão de se contentar com a tecnologia do Google.

Moto X4 vem com duas assistentes inteligentes (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Por falar nisso, o escritório da empresa foi consultado sobre início da das vendas e preço do Moto X4 no Brasil. A empresa diz que não comenta “especulações”, apesar de ser óbvio para todo o mercado que o produto será vendido no país. Ele custa 399 euros na Europa, o que dá por volta de R$ 1,5 mil, sem considerar taxas e impostos.

“Primeiras impressões” oferecem um primeiro olhar sobre produtos e serviços recém-anunciados. Testes mais aprofundados costumam ser necessários para avaliar quesitos como duração de bateria, experiência de uso ou qualidade de câmera fotográfica.

Não há previsão para início das vendas do Moto X4 no Brasil (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Ficha técnica do Motorola Moto X4

  • Tamanho da tela: 5,2 polegadas
  • Resolução da tela: Full HD (1920 x 1080 pixels)
  • Sistema operacional: Android 7.1 Nougat
  • Memória RAM: 3 GB
  • Processador: octa-core de até 2,2 GHz (Qualcomm Snapdragon 630)
  • Armazenamento: 32 GB
  • MicroSD: Sim - até 2 TB
  • Bateria: 3.000 mAh, com a tecnologia de recarga rápida TurboPower.
  • Câmera traseira: Dupla de 12 MP + 8 MP, com abertura de até f/1.7
  • Câmera frontal: 16 MP
  • Cores: preto e prata
  • Dimensões: 148,35 x 73,4 x 7,99 mm
  • Peso: 163 g

O jornalista viajou para a Alemanha a convite da Philips.

Motorola ou Samsung: qual é o melhor celular? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.