Estrangeiros e alemães se reuniram para conhecer as mais modernas tecnologias do planeta durante a feira de eletrônicos de Berlim. O maior evento de tecnologia da Europa teve de tudo: celulares poderosos, notebooks super-rápidos, monitores em formatos curiosos, TVs gigantescas, e por aí vai – sem falar da infinidade de equipamentos de ar condicionado, fogões, geladeiras e dispositivos para a casa que também apareceram nos mais de 20 pavilhões da feira.

O TechTudo passeou por todo este espaço. Conheça abaixo os produtos mais interessantes e mais divertidos, que chamaram a atenção da equipe ao longo dos dias. A IFA 2017 termina com saldo positivo em quantidade de itens apresentados. Entretanto, é preciso salientar que a feira foi menos movimentada do que em anos anteriores.

LG V30 rouba a cena

A LG tomou da compatriota Samsung o posto de companhia mais interessante da IFA ao anunciar globalmente o LG V30. O smartphone premium traz ficha técnica de respeito, com direito a tela em formato 18:9 e processador Snapdragon 835, o mais avançado da Qualcomm.

O telefone tem a parte frontal em vidro 2.5D. Não chega a ser curvo como no Galaxy S8 ou Galaxy Note 8, ficando mais próximo do que estamos acostumados a ver no iPhone 7. A forma de construir o produto mudou, com promessa de maior durabilidade.

LG V30 é o novo celular premium da LG (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

O V30 tem câmera dupla (também chamada de dual camera) em que o próprio usuário decide se vai bater a foto com a lente objetiva ou com a lente grande angular. Esta última tem construção em cristal, o que melhora a qualidade da imagem. Em nosso primeiro contato, foi perceptível a redução na d

... istorção que a grande angular causa nas fotos, na comparação com outros celulares e action cams.

Conheça a ficha técnica do LG V30 por completo. A LG ainda avalia se o produto será vendido no Brasil.

LG V30 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Muitos notebooks com oitava geração do Intel Core

A Acer e a Asus apresentaram diversos computadores que têm em comum o processador Intel Core de oitava geração, a mais recente e com maior eficiência energética da empresa. Os ultrafinos continuam em voga devido ao lançamento do Swift 5, do Spin 5 e do Switch 7, todos da Acer. O primeiro deles pesa menos de 1 kg e, de acordo com a fabricante, é indicado para quem gosta de portabilidade sem abrir mão do estilo.

O Acer Swift 5 é o mais leve dos três modelos (Foto: Divulgação/Acer)

O ZenBook Flip S, da Asus, foi apresentado em meio a uma série de outros notebooks 2-em-1. Ele chama a atenção por ser muito leve, com apenas 1,1 kg. O aparelho tem tela com resolução 4K, ideal para quem gosta de assistir a filmes e série em altíssima resolução – serviços como Netflix trazem conteúdos neste formato, apesar do acervo ainda não ser representativo.

Motorola revela nova geração do Moto X

Mais um telefone intermediário da Motorola: a empresa recentemente começou a vender o Moto G5S e o Moto G5S Plus em território nacional. Durante a IFA, foi a vez de conhecer o Moto X4 – sim, quarta geração do icônico Moto X, celular que por algum tempo vigorou entre os queridinhos dos brasileiros.

O smartphone pode entrar na água, visto que tem certificação IP68. A Motorola fez avanços em relação a modelos da marca que têm revestimento contra chuva, mas que não podem ficar submersos. Ele tem especificações intermediárias, com direito a tela de 5,2 polegadas com resolução Full HD.

Moto X4 tem câmera dupla (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

A câmera dupla ainda patina para criar retratos em que as pessoas se sobressaem e o restante do cenário fica desfocado. Por outro lado, o modo de seleção de cor pode ser uma boa pedida para quem se diverte mexendo nos ajustes do aplicativo de fotos do smartphone.

Confira também a ficha técnica do Moto X4 com todos os detalhes sobre o celular. Consultada, a Motorola diz que não comenta “especulações” sobre a chegada do smartphone ao país. De toda forma, o início das vendas é dado praticamente como certo por analistas da indústria.

Moto X4 tem tela de 5,2 polegadas com resolução Full HD (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

TV gigante traz 8K

A Sharp combinou duas tecnologias importantes do campo audiovisual em um só produto, a Sharp Aquos 8K. A TV de 70 polegadas conta com resolução 8K e com HDR, formato que melhora a qualidade das imagens apresentadas na tela.

O tamanho "exagerado" faz com que a Aquos 8K atraia a atenção de quem passa pelo espaço da companhia japonesa nos pavilhões da IFA. O televisor tem sete entradas para HDMI, o que facilitaria a vida de quem possui vários videogames, decoders de TV por assinatura e equipamentos de vídeo.

Sharp afirma que Aquos 8K é a primeira TV/monitor 8K do mundo (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

Fica faltando o aumento do conteúdo em 8K. Atualmente, os estúdios de cinema e de TV têm realizado produções em resolução 4K, que vem se popularizando aos poucos. Apesar do início das vendas da super TV 8K ainda neste ano, no Japão e na China, é improvável que a nova integrante da linha Aquos se torne um sucesso de vendas.

Monitores gamers de diversos formatos

Que tal curtir o seu jogo preferido num monitor de 49 polegadas? Para melhorar a sensação de imersão, adicione formato curvo e com proporção de cinema. Por fim, utilize um painel do tipo QLED, famoso nas TVs por garantir uma imagem vibrante, com cores vivas. A Samsung fez isso durante a IFA 2017 com monitor gamer (modelo CHG90 49").

Samsung trouxe monitor gamer QLED curvo para a IFA 2017 (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

O equipamento equivale a ter dois monitores de 24 polegadas lado a lado, mas sem as bordas de plástico entre as duas telas. O usuário pode colocar várias janelas lado a lado; trabalhar em um aplicativo enquanto assiste a um vídeo em outro; ou ainda habilitar um jogo para o modo de tela cheia.

Detalhe da parte de trás do monitor gamer QLED (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

Os engenheiros da Samsung acertaram no design do produto. Ele é simples quando visto de frente, pois o destaque tem que estar no display mesmo. Por sua vez, a parte de trás está repleta de curvas e outros elementos mais orgânicos, e tem ainda um ponto de fixação em formato de esfera, com direito a uma charmosa iluminação azul neon. O monitor tem resolução de 3840 x 1080 pixels, taxa de atualização 144 Hz e resposta de 1 milissegundo.

A Acer também fez bonito durante a feita: revelou um monitor para jogadores com taxa de atualização de 200 Hz. O Predator X35 tem tela de 35 polegadas com resolução WQHD (3440 x 1440 pixels), resposta de 4 milissegundos e formato 21:9, o mesmo visto em salas de cinema.

Acer Predator X35 tem 200 Hz de taxa de atualização (Foto: Divulgação/Acer)

Além dos avanços em relação ao modelo anterior (que tinha uma polegada a menos), o equipamente atraiu curiosos por ter um design bastante diferente – ele é o verdadeiro oposto do Samsung citado acima, com diteito a umas linhas retas.

Celular para idosos

Seu avô ou avó sofre para usar o smartphone? A empresa sueca Doro tem a solução para esse problema: eles chamam de “celular fácil” o modelo que é vendido com interface visual simplificada, com botões maiores e fáceis de identificar.

Celular para idoso da Doro (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Em um dos modelos em exibição na feira de Berlim, o usuário encontra três ícones grandes com as ações mais frequentes de um telefone: ligar, ver e enviar. Ao selecionar uma opção, o sistema carrega uma nova listagem de atividades possíveis, como enviar uma mensagem, enviar um email ou enviar uma foto.

Plataforma Doro Manager permite alterar configurações do celular (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

A empresa oferece o Doro Manager, plataforma online para mudar as configurações do celular e fazer backup das informações. De acordo com o site oficial, os produtos da Doro são vendidos no continente americano pelas operadoras Claro e Telefônica (dona da Vivo no Brasil).

Realidade aumentada

A Asus anunciou o primeiro headset da marca compatível com a realidade virtual do Wndows 10. O produto tem como destaque de design uma parte frontal multifacetada. Um sistema promete reduzir a pressão dos óculos sobre o nariz do usuário. Para completar, a fabricante incluiu uma tecnologia que evita a contaminação bacteriana.

Asus Windows Mixed Reality chega com um design diferenciado (Foto: Divulgação/Asus)

O produto pode ser uma boa pedida quando a Microsoft liberar a próxima atualização do Windows, chamada de Fall Creators Update. A companhia anunciou, em Berlim, que o download grátis vai começar em 17 de outubro. O sistema traz uma versão mais moderna do antivírus nativo Windows Defender, além de novos recursos de “realidade mista”, forma como a empresa batizou suas iniciativas com realidade virtual e realidade aumentada.

O jornalista viajou para a Alemanha a convite da Philips.

Qual é o melhor celular top de linha à venda no Brasil? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.