O iPhone X e o Galaxy Note 8 são dois celulares premium de 2017 que vêm com câmera dupla e tecnologia de reconhecimento facial. Os smartphones também compartilham outras especificações, como carregamento sem fio, e seguem a tendência das bordas mínimas. O telefone da Samsung possui tela de 6,3", mais extensa do que a de 5,8" do modelo da Apple, além de ser maior e mais pesado. Já o iPhone X tem um hardware poderoso que, segundo a fabricante, é o mais avançado no mercado e é apontado por especialistas como o "smartphone do futuro".

Vale ressaltar que o celular da Apple foi anunciado em comemoração aos dez anos do lançamento do primeiro iPhone. Portanto, fala-se iPhone "dez" em português e não "xis". Pronúncia à parte, o TechTudo fez uma comparação entre as fichas técnicas dos smartphone para te ajudar a escolher o que melhor se encaixa no seu perfil.

Tela

O iPhone X tem a maior tela de um smartphone da Apple até agora, apesar de ser menor do que as 6,3” do Galaxy Note 8. Ao todo, são 5,8” com bordas mínimas que se ajustam aos contornos arredondados do dispositivo. Com o uso da tecnologia OLED, a companhia norte-americana promete mais riqueza de detalhes na visualização de imagens, nitidez, além de alta definição e brilho.

A tela de Super Retina tem resolução de 2436 x 1125 e densidade de 458 pixels por polegada – a maior entre os iPhones. Com bordas mínimas, o display ocupa quase toda a parte frontal do celular, tirando a área superior em que ficam os sensores, a saída de áudio e as câmeras. Vale ressaltar que o telefone ainda vem com suporte para HDR Dolby Vision e HDR10, além de contar com o True Tone, que auxilia no ajuste do tom de branco à temperatura de cor ambiente. O uso do recurso tende a apresentar imagens mais naturais e reduzir as chances de o usuário sentir cansaço na vista.

... 9565 Z M6.5,10.0434783 C4.775,10.0434783 3.375,8.5826087 3.375,6.7826087 C3.375,4.9826087 4.775,3.52173913 6.5,3.52173913 C8.225,3.52173913 9.625,4.9826087 9.625,6.7826087 C9.625,8.5826087 8.225,10.0434783 6.5,10.0434783 L6.5,10.0434783 Z" id="Shape"> Galaxy Note 8 tem tela de 6,3 polegadas e painel Super AMOLED (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

O Note 8 também segue a moda da borda mínima com curvas nas laterais. O painel usado é um Super AMOLED, com resolução Quad HD+ (2960 x 1440 pixels) e densidade de 522 ppi. A proporção no formato 18,9:5, parecido com o das telas de cinema, deixa a frente mais alongada. A tela da Samsung tende a ser mais eficaz quando o assunto é qualidade de imagem. Assim, o Note 8 pode ser a melhor opção para quem valoriza o tamanho e quer uma “experiência cinematográfica” – como promete a fabricante. Além disso, durante os testes, o TechTudo constatou que a manipulação do aparelho não é um problema para o usuário.

Design

Uma mudança marcante nos dois celulares é a ausência do botão Home (ou botão de início, como também é chamado) com o leitor de impressões digitais. No Galaxy, o sensor foi para a traseira do celular, enquanto no iPhone o recurso deixou de existir. O dispositivo da Apple aposta em desbloqueio por reconhecimento facial, além de trocar o botão por novos modos de navegação. Por exemplo, o usuário poderá deslizar o dedo pelo smartphone para ter acesso à tela de início.

Outra característica física em comum é a composição de vidro nas partes frontal e traseira. O material do iPhone, segundo a Apple, é o mais resistente já usado pela empresa e tem uma camada de reforço 50% mais espessa. Em uma primeira impressão no evento de lançamento verificou-se que a ergonomia do dispositivo é parecida com a do iPhone 7, mas o material é pouco aderente.

iPhone X tem tela com bordas mínimas (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Por outro lado, o dispositivo da Apple possui um revestimento antioleosidade que pode tornar mais fácil a limpeza de manchas e marcas de dedo. O celular também tem uma moldura de aço inoxidável e é protegido contra água e poeira, assim como o dispositivo da Samsung. Os dois aparelhos ainda vêm com sistema de recarga sem fio integrado.

Falando nisso, vale lembrar que, no mesmo dia do lançamento do iPhone X, a Apple anunciou o novo carregador sem fio: o AirPower, vendido separadamente. De acordo com a companhia, o utensílio poderá ser usado para carregar os iPhone 8, iPhone 8 Plus ou iPhone X ao mesmo tempo em que os AirPods e o Apple Watch. A previsão é que o carregador esteja disponível em 2018.

Já o Note 8, pode ter mais facilidade para de estilhaçar e ficar com marcas de dedos. Isso porque o aparelho é revestido de vidro, com metal (alumínio) nas bordas e não tem o recurso de “display inquebrável”, como ocorre no Moto Z2 Force, nem a antioleosidade do iPhone X. Por outro lado, o smartphone tem a beleza de um design sóbrio e elegante.

Galaxy Note 8 vem com S-Pen, a caneta inteligente da Samsung (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

O celular também tem um compartimento para a S-Pen – a caneta eletrônica da Samsung – e mede 162,5 mm de altura, 74,6 mm de largura, 8,5 mm de espessura, além de ter 195g. O telefone é mais pesado e maior em comparação com o iPhone X, que tem as seguintes dimensões e peso: 143,6 mm x 70,9 x 7,7 mm e 174 g. Enquanto o celular da fabricante sul-coreana está disponível nas cores preto, cinza, dourado e azul, o da Apple pode ser encontrado em prateado e preto espacial.

Câmera

Com o sistema TrueDepth, a câmera frontal de 7 megapixels do iPhone tende a tirar fotos mais nítidas e com iluminação profissional, devido ao uso do modo retrato, que ficou famoso na câmera traseira do iPhone 7 Plus e agora chega para a lente frontal. De acordo com a Apple, os usuários poderão tirar selfies com fundos desfocados e primeiro plano nítido, dando um efeito de profundidade.

A câmera traseira dupla vem com sensor de 12 MP e estabilização óptica de imagem, diminuindo a chance de fotos tremidas. A lente grande-angular tem abertura f/1.8 e a teleobjetiva possui f/2.4. Além disso, devem ser mais rápidas e possibilitar a criação de fotos e vídeos com boa qualidade até mesmo em ambientes com baixa luminosidade. A empresa ainda garante foco automático mais rápido e fotos HDR melhores.

iPhone X com animoji, recurso em que os emojis gravam o movimento do usuário e o reproduzem (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

O animoji também não pode ficar de fora desta análise. O recurso deve permitir que o celular capture instantaneamente mais de 50 movimentos musculares diferentes para representá-los por meio de 12 personagens divertidos. Desta forma, os usuários poderão gravar animações em 3D que espelhem suas expressões e compartilhar com os amigos.

Voltando ao Galaxy Note 8, o celular é o primeiro da Samsung a vir com câmera dupla na traseira. O novo aparelho vem com dois sensores de 12 MP, assim como o iPhone, e abertura f/1.7 na lente grande angular e f/2.4 na teleobjetiva. Já a frontal, para selfies, tem 8 megapixels e abertura f/1.7. A promessa é de fotos e vídeos melhores do que no Galaxy S8.

Foto feita com o Galaxy Note 8 em modo de foco dinâmico; marcações em laranja indicam dificuldades do telefone em recortar o personagem principal (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

A câmera adicional faz fotos com fundo desfocado, mas em testes iniciais com o Note 8, o foco dinâmico (semelhante ao modo retrato do iPhone) apresentou dificuldades para identificar e recortar o objeto principal. Dessa forma, o software de câmera ainda pode sofrer mudanças. Os vídeos capturados por ambos celulares alcançam resolução 4K e recurso de estabilização óptica, que permite gravações e captura de imagens menos tremidas, mesmo com zoom ativado.

Segurança

A câmera TrueDepth na parte frontal do iPhone é a responsável pelo funcionamento de outra novidade: o Face ID. O leitor de impressões digitais foi trocado pelo reconhecimento facial, capaz de identificar o usuário em locais escuros ou em casos de mudanças na aparência.

Galaxy Note 8 tem leitor de íris para desbloqueio de tela (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Outro ponto interessante é que o celular só desbloqueia caso o usuário olhe diretamente para ele. Vale registrar que, durante a apresentação do iPhone X no evento de lançamento, o celular apresentou dificuldade em reconhecer um executivo, mas modificações ainda podem ser feitas até a chegada do dispositivo ao mercado.

O Galaxy Note 8 tem leitor de impressões digitais na parte traseira, ao lado da câmera. A decisão parece não ser muito boa, já que o usuário pode acabar sujando a lente ao colocar o dedo no sensor para desbloquear o display. No entanto, o modelo também inclui formas mais modernas, como o leitor de íris com uma tecnologia bastante competente para ler os olhos do usuário, inclusive se ele estiver de óculos de grau. O Note 8 também oferece reconhecimento facial.

Armazenamento

Em relação ao armazenamento, os dois celulares apresentam opções semelhantes. Enquanto o Galaxy Note 8 está disponível nas versões 64 GB, 128 GB e 256 GB, o iPhone X pode ser encontrado com 64 GB ou 256 GB. A grande diferença do modelo da Samsung está relacionada à sua capacidade de expansão. O smartphone aceita microSD de até 256 GB, enquanto o aparelho da Apple não fornece essa opção.

iPhone X possui opções com 64 GB e 256 GB de armazenamento (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Processador e Memória RAM

O iPhone X vem com o hardware mais avançado do mercado, segundo a fabricante. O chip A11 Bionic (hexa-core) vem com um processador neural, permitindo que o dispositivo melhore por meio da observação. A Apple promete eficiência e processamento até 70% mais rápido do que no chip antigo, o A10 Fusion.

A empresa não especifica o tamanho da memória RAM, mas o mais provável é que a fabricante tenha repetido a quantidade do iPhone 7 Plus: 3 GB. Em relação à bateria, a Apple também não divulga a capacidade do componente, mas especula-se que o modelo tenha 2.700 mAh. A companhia garante até duas horas a mais de uso no novo celular do que no iPhone 7.

Galaxy Note 8 tem memória RAM de 6 GB (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Já o Galaxy Note 8 deve chegar ao Brasil com um chipset octa-core de 2,3 GHz (Exynos 8895, de fabricação própria da Samsung) e memória RAM de 6 GB. A promessa é de ótimo desempenho, até mesmo em jogos pesados, mas tende a ser menos eficiente do que o iPhone nesse quesito. Com relação à bateria, o smartphone possui 3.300 mAh, o que dá ao Note 8 a possibilidade de funcionar por 22 horas de conversação, segundo a Samsung.

Versão do iOS e Android

O Note 8 vem com Android 7.1.1 Nougat, mas, pelo histórico da fabricante, deve ser atualizado para o Android 8 Oreo. A nova versão do sistema prioriza a otimização da bateria e a segurança dos dispositivos, além de ser duas vezes mais rápida do que a antiga, de acordo com o Google.

Já o iPhone X vem com a nova versão do sistema da Apple, o iOS 11, que traz uma App Store reformulada e um novo dock para iPad. Além disso, destacam-se o outro uso do espaço para economizar memória e o redesenho de ícones.

iPhone X roda iOS 11 (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

Preço

O iPhone X chega ao mercado americano com preço de US$ 999, o que equivale a cerca de R$ 3,1 mil, em conversão direta e sem impostos. As encomendas do modelo serão iniciadas em mais de 55 países no dia 27 de outubro, com envio a partir de 3 de novembro. O Brasil, porém, fica ausente desta primeira leva; a Apple informa que o produto está confirmado e desembarca no país "até o fim do ano".

O Note 8, por outro lado, chegou aos Estados Unidos no dia 15 de setembro por US$ 929,99, o que corresponde a cerca de R$ 2.922, sem considerar os impostos. A previsão, porém, é de que o celular chegue ao mercado brasileiro por um valor mais alto do que o do Galaxy S8 Plus, vendido a R$ 3.599 na loja online da Samsung. A data de lançamento nacional é um mistério.

Vale a pena esperar pelo Galaxy Note 8? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.