O WhatsApp se tornou uma ferramenta eficaz para enviar fotos para os amigos e a família. Normalmente o procedimento inclui acessar o ícone de câmera do aplicativo de chat, e na sequência escolher o arquivo. A má notícia é que o mensageiro aplica uma técnica de compressão de arquivo que deixa a imagem mais leve, mas também com qualidade menor.

O tutorial a seguir ensina a enviar fotos pelo WhatsApp sem empregar a técnica de compressão. Com isso, a imagem chega ao destinatário com qualidade maior e também num arquivo mais pesado. A dica é ideal para quem gosta de manter no telefone cópias das fotos originais. O procedimento é válido tanto para Android como para iPhone (iOS).

Mensagem de "bom dia" no WhatsApp (Foto: Luciana Maline / TechTudo)

Passo 1. Abra o WhatsApp e selecione o contato para o qual deseja enviar uma imagem. Em seguida, clique no ícone de clipe, no canto inferior direito da tela, e selecione a opção "Documento".

... 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">

Em vez de clicar em galeria, utilizaremos a opção "Documento". (Foto: Reprodução/Luciana Anselmo)

Passo 2. Na próxima tela, clique na pasta "Imagens" no Android ou na pasta "Fotos" no iPhone, dependendo do modelo de smartphone que estiver usando. Selecione a imagem que quer enviar.

É necessário clicar na pasta específica das suas imagens mais recentes. (Foto: Reprodução/Luciana Anselmo)

Passo 3. Confirme a foto escolhida ao tocar em "Enviar". Durante o upload, você poderá notar o tamanho original da imagem exibido abaixo do nome do arquivo. Desta forma, seu contato poderá baixar a imagem em qualidade alta.

Depois de clicar em "Enviar", o upload será feito e você verá o tamanho do arquivo completo (Foto: Reprodução/Luciana Anselmo)

Para testar a compressão do WhatsApp, enviamos a mesma imagem pela maneira tradicional do app, tocando no ícone de câmera, ao lado do clipe. Enquanto o arquivo enviado pela opção "Documentos" manteve o tamanho de 3,5 MB da foto original, a versão comprimida ficou com apenas 94 KB.

A diferença entre enviar a foto do modo tradicional e como um arquivo é notável no tamanho e na qualidade de detalhes da imagem. (Foto: Reprodução/Luciana Anselmo)

Na tela do smartphone, pode ser difícil de detectar as diferenças entre as duas versões, mas no computador fica perceptível como a compressão afeta os detalhes da foto e ainda deixa um efeito pixelado quando se amplia levemente a imagem.

Como mudar o status do WhatsApp para invisível? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.