Bubble Shooter ? um jogo casual divertido e popular de quebra-cabe?as. Por?m, muitos n?o sabem que suas ra?zes est?o em um game que saiu nos fliperamas japoneses na d?cada de 80, e depois ganhou os consoles. Originalmente chamado de Bubble Bobble, e ainda em outro g?nero, o t?tulo se popularizou com o nome de Bust-A-Move, quando chegou ao ocidente, na d?cada de 90. Conhe?a mais desta saga.

Como jogar Bubble Shooter, um game de racioc?nio para Android e iOS

Bust-A-Mobe iniciou a moda que gerou Bubble SHooter (Foto: Divulga??o)

As origens

Bubble Bobble foi lan?ado em 1986 nos fliperamas japoneses. Nele, dois pequenos drag?es, Bub e Bob, encaravam uma aventura de plataforma, com alguns elementos de quebra-cabe?as e embate contra chef?es tem?ticos em cada fase.

Bubble Bobble, o primeiro de todos (Foto: Divulga??o)

Com gr?fico simp?ticos para a ?poca, e que lembravam desenhos animados japoneses, o game se sobressaiu no mercado, por ser divertido e viciante, algo primordial para um fliperama. Al?m disso, ele foi um dos primeiros jogos a utilizar o conceito de ?m?ltiplos finais?, algo que s? viria a se popularizar em games mais modernos. De acordo com a performance do jogador, um final diferente era destravado, na conclus?o da aventura.

A evolu??o

Bubble Bobble fez sucesso, mas inicialmente s? no Jap?o. Em 1994, a produtora Taito resolveu resgatar seus famoso personagens e lan??-los em um novo t?tulo, desta vez chamado de Puzzle Bubble, e com mec?nica puramente de quebra-cabe?as.

Puzzle Bobble, que depois virou Bust-A-Move (Foto: Divulga??o)

O game foi um hit instant?neo. Dois jogadores poderiam participar de forma cooperativa e marcar pontos juntos. A ideia era apresentar os personagens a d?cada passada a uma nova gera??o de jogadores, mas desta vez com um novo rosto. E parece que deu certo.

Jogabilidade peculiar

Puzzle Bobble fez sucesso e chegou ao ocidente, desta vez com o nome de Bust-A-Move, tamb?m na d?cada de 90. Primeiro nos fliperamas e depois nos consoles, o jogo ganhou v?rias vers?es, mas sempre mantendo uma caracter?stica marcante: sua jogabilidade.

Puzzle Bobble fez sucesso e chegou ao ocidente como Bust-A-Move (Foto: Divulga??o)

Sai de cena o esquema de plataforma com inimigos e entra a jogabilidade puzzle de unir pe?as da mesma cor para marcar pontos. Mas, ao contr?rio de Tetris, outro sucesso da ?poca, as pe?as vinham de baixo para cima, atiradas por Bub e Bob. Se preencher a tela, ? Game Over certo, claro. Dentro das pe?as que eram atiradas, na verdade bolhas de ?gua, haviam os vil?es do jogo cl?ssico como refer?ncia.

A explos?o de vers?es

Puzzle Bobble, ou Bust-A-Move, j? conta com quase 30 vers?es, sequ?ncias, spin-offs e colet?neas lan?adas ao longo dos anos, incluindo em plataformas recentes, como 3DS, iOS e PSP. No geral, todos os jogos mant?m as mesmas caracter?sticas de jogabilidade e divers?o, apenas com algumas pequenas modifica??es.

Puzzle Bobble Live dispon?vel para Xbox (Foto: Divulga??o)

Entre os mais relevantes podemos citar Ultra Bust-A-Move (Xbox), Bust-A-Move Deluxe (PSP), Puzzle Bobble 3D (3DS), Puzzle Bobble Online (PC), Pozzle Bubble Disney (iOS), Puzzle Bobble Live (Xbox), entre outros que sa?ram em plataformas mais antigas.

As compara??es

Bubble Shooter ? um clone bem sucedido de Bust-A-Move. De visual simples e proposta direta, o jo

... go n?o se preocupa tanto em inserir os elementos cl?ssicos da s?rie que inspirou, mas sim em manter a jogabilidade viciante que o tornou popular.
Bubble Shooter ? um clone bem sucedido de Bust-A-Move (Foto: Divulga??o)

Em termos de similaridades, o game mant?m o esquema de lan?ar as esferas para cima com a seta, para combinar suas cores, e o marcador de pontos. A proposta, claro, ? outra: enquanto Bubble Shooter costuma ser oferecido de gra?a, em navegadores ou como aplicativo de dispositivos m?veis, Bust-A-Move ? um game que ainda ganha vers?es em consoles, port?teis e outros aparelhos mais avan?ados.

Qual ? o melhor jogo de racioc?nio para Android? Comente no F?rum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.