Fifa 18 teve seu lançamento em setembro de 2017 para PS4, PS3, Xbox One, Xbox 360, Nintendo Switch e PC. No game, as cobranças de bola parada estão entre as melhores oportunidades de marcar gols ou armar jogadas perigosas de ataque. Seja em chutes diretos, lançamentos, escanteios ou penalidades, é preciso estar preparado para aproveitar as chances e ampliar o marcador. Confira o tutorial e saiba como se dar bem nas cobranças.

Faltas frontais são excelentes chances para acertar o alvo em Fifa 18. Depois de escolher seu melhor batedor, use a trave como referência e procure chutar nos cantos do gol para dificultar o trabalho do goleiro.

... DPXpU6WHBzYAZM1w8nmHNGgzImKORisaZs6clWmCMixJlnDFmzMahhgGDWTNML16UwkSbVClSnsblOkFKEidXMHJ54kTJlaQJypThmuANFy7OyXvgUmbsNAxrnJm54kTKOS5MkiiJSJfEqvxwU7MoKfDkSZIkZdG+S/ognhJ5Vux7SDLF35Q2Th8E+IEx8xEnnif4sdceJ7OYUh8lCkoyHCcUcqLghZ70x1+DFVIYEAA7">

Use a trave como referência e somente a força necessária em Fifa 18 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

A força dos arremates também é bastante importante e depende muito da posição da falta. Em faltas frontais (veja imagem acima), opte por chutes leves, somente com força suficiente para passar pela barreira. Isso fará com que a bola caia rapidamente e seja muito complicada para o goleiro.

Chutes rasteiros

Outra opção são os chutes fortes e baixos, que podem ser usados para pegar goleiros desprevenidos, passar por baixo de barreiras ou aproveitar brechas entre os defensores. Para isso, segure o L1/LB e capriche na força.

Use L1/LB para um chute baixo e potente no Fifa 18 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Cobranças ensaiadas

Jogadas ainda mais avançadas podem ser boladas com ajuda das cobranças ensaiadas. Com L2/LT e R1/RB, é possível adicionar cobradores adicionais às suas faltas. Use chutes falsos (chute e então toque) para passar pela bola ou segure o botão referente ao cobrador para chutar com ele de surpresa.

É possível chamar jogadores para cobranças ensaiadas em Fifa 18 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Cruzamentos e lançamentos

Em faltas mais distantes do gol ou com ângulos menos favoráveis para um chute direito, é possível fazer cruzamentos e lançamentos para os seus jogadores. Use o indicador amarelo para procurar espaços abertos na área e sempre posicione a bola para que ela passe pelos defensores, seja nas costas ou em locais fora de seu alcance.

Faltas mais distantes são ótimas para cruzamentos em Fifa 18 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Escanteios

Os escanteios voltaram a ser uma opção eficiente para marcar gols em Fifa 18 e devem ser valorizados como tal. Assim como nos cruzamentos, é importante achar espaços e fugir dos marcadores para conseguir cabecear sem problemas.

É essencial mirar em seus jogadores mais altos para que eles vençam as disputas com mais facilidade. Alguns mais baixos, como o colombiano Falcao Garcia, também contam com atributos de cabeceio altíssimos e devem ser o alvo das suas cobranças.

Procure seus atacantes mais altos nos escanteios de Fifa 18 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Caso seu time não conte com atletas altos e bons cabeceadores ou a área estiver recheada de zagueiros, uma boa opção é pressionar L2/LT para chamar um segundo homem para a cobrança. Assim, você poderá bater um escanteio curto e tentar entrar na área para um passe ou finalização.

Infiltrações pela linha de fundo também funcionam bem e podem render excelentes oportunidades ou até mesmo pênaltis. Procure atletas habilidosos e use fintas para enganar os zagueiros.

L2/LT chama um segundo jogador para escanteios curtos em Fifa 18 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Pênaltis

Pênaltis são conhecidos como oportunidades quase certas de gol e devem ser valorizados em Fifa 18. Dessa vez, basta posicionar o cursor e pressionar o botão de chute para efetuar a cobrança de penalidade no game.

A altura da bola é determinada pela potência do chute, então caso queira acertar um dos ângulos, é preciso caprichar na força (veja imagem abaixo), mas sem carregar demais, pois a bola será mandada para longe do gol.

Capriche na força e na mira nos pênaltis de Fifa 18 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Com o analógico direito, é possível movimentar o seu jogador antes da batida (veja a imagem abaixo). Isso serve tanto para ajustar o corpo do atleta de acordo com a sua batida, como confundir o goleiro. A opção também é uma boa para ambidestros, como Neymar.

Para fazer uma cavadinha, segure L1/LB e então chute. Também dá para chutar colocado segurando R1/RB e então selecionando o canto. Esses tipos de cobranças são cheios de estilo, mas também mais complicados de executar.

Posicione seu jogador de acordo com a batida em Fifa 18 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

O que esperar do Fifa 18? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.