Pesquisadores da Universidade de Luxemburgo pretendem diminuir o roubo de energia elétrica aqui no Brasil. Para isso, eles desenvolveram um sistema com Inteligência Artificial que promete identificar com mais de 65% de precisão quando o consumo de uma propriedade está abaixo do esperado, além de perceber atitudes suspeitas nos medidores de energia e na rede elétrica.

A tecnologia em questão está sendo desenvolvida há aproximadamente cinco anos, isso porque foi necessário analisar e coletar informações em 3,6 milhões de lares brasileiros para treinar o software. Esse aglomerado de dados permitiu que o sistema fosse capaz de reconhecer possíveis casos de fraudes e também a vulnerabilidade dos equipamentos de eletricidade utilizados no país.

Inteligência Artificial consegue diminuir roubo de energia elétrica (Foto: Divulgação/New Scientist)

Além disso, essa IA poderá diminuir as perdas e aumentar a eficiência das empresas que fornecem energia para o consumidor final. Para se ter uma noção, no Brasil, cerca de 22% da energia gerada é desperdiçada com algum tipo de fraude, mas isso não acontece apenas no território brasileiro. No Reino Unido, estima-se que £440 milhões (R$ 1

... ,8 bilhão) são perdidos por ano com adulterações.

Se tudo ocorrer como esperado, a tecnologia trará benefícios para a sociedade, visto que ela ainda é capaz de realizar uma medição mais precisa e justa, evitando cobranças errôneas, por exemplo. A Choise Technologies, empresa também envolvida na pesquisa, pretende oferecer a aplicação para as distribuidoras de energia presentes no Brasil e em toda América Latina, porém não foi divulgado quando isso acontecerá.

Além da câmera, quais funcionalidades os drones poderiam ter? Comente no fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.