Os sistemas Windows 10 e macOS oferecem suporte e recursos que facilitam o uso de emojis — caracteres especiais que expressam ações e sentimentos. No Ubuntu, porém, é necessário instalar um aplicativo para usar as figurinhas.

Veja, nos passos a seguir, como adicionar emojis usando atalhos. A dica serve para computadores com sistema da Microsoft e da Apple. Vale ressaltar que, no caso do Windows 10, este é um recurso exclusivo da atualização Fall Creators Update. No Linux, o procedimento foi realizado no Ubuntu, mas os passos são os mesmos em outras distribuições semelhantes – como o Fedora, por exemplo.

(Foto: Divulgação/Microsoft)

Windows 10

Passo 1. A partir da atualização Fall Creators Update, é possível inserir emojis no Windows 10 usando o atalho "tecla Windows + . (ponto)" ou "tecla Windows + ; (ponto e vírgula)";

... 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">

Inserindo emojis no Windows 10 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. O seletor de emojis será aberto e, para adicionar uma carinha, basta clicar sobre ela. O emoji será adicionado direto à caixa de texto em que o cursor do teclado estiver posicionado. Você pode inserir outros emojis pressionando o atalho novamente.

Carinha é adicionada ao texto (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

macOS

Passo 1. No sistema da Apple, o usuário pode adicionar emojis usando o atalho "control + command + barra de espaço";

Adicionando emojis no macOS (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. O seletor de emojis será aberto e, para adicionar uma carinha, basta clicar sobre ela. O emoji será adicionado direto à caixa de texto em que o cursor do teclado estiver posicionado. Você pode inserir outros emojis pressionando o atalho novamente.

Emoji adicionado ao campo de texto (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Ubuntu

Passo 1. No Ubuntu, é necessário instalar um aplicativo de terceiros, o EmojiOne Picker, para usar emojis. Para isso, o primeiro passo é abrir o terminal;

Abra o terminal do Ubuntu (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na janela do terminal, entre com os comandos a seguir e faça as devidas confirmações. Inicialmente, a senha de usuário root será solicitada. Em seguida, você deve pressionar "enter" e digitar "s" algumas vezes para proceder com a instalação;

  • sudo add-apt-repository ppa:ys/emojione-picker && sudo apt-get update
  • sudo apt-get install emojione-picker

Entre com os comandos indicados no terminal (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Quando terminar, abra o aplicativo "EmojiOne Picker". Ele funciona por meio de um ícone localizado à esquerda do relógio. Basta clicar sobre o botão para abrir o menu de emojis.

Menu de emojis no Ubuntu (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Aproveite as dicas para usar emojis no seu computador com Windows, Ubuntu ou macOS.

Qual é o melhor teclado de emoji? Troque dicas no Fórum do Techtudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.