Nesta terça-feira (17) a Microsoft realiza o lançamento oficial e mundial do novo Windows 10 Fall Creators Update. Isto é, mais uma atualização massiva do sistema operacional que promete mudanças no design, recursos adicionais e novos softwares embutidos. Usuários inscritos no programa Windows Insider puderam baixar antecipadamente versões de teste com as novas funções e, agora, a atualização começa a chegar para todos os usuários de Windows 10 em dia com o Windows Update.

Ao TechTudo, Gustavo Lang, diretor do Windows para a Microsoft Brasil, explica como preparar o computador para receber o update e quais são os requisitos mínimos para que a nova versão do Windows 10 rode suave na sua máquina.

Antes de qualquer coisa, é importante verificar se você tem, no mínimo, a última versão do Windows 7 SP1 ou do Windows 8.1 Update — usuários de Windows 8 (puro) precisam atualizar seus computadores para a versão 8.1. Se você não sabe qual Windows você está executando, pode checar nas configurações do seu computador — dica: como saber qual Windows está instalado no seu PC.

Você pode baixar o service pack (SP1) neste link: support.microsoft.com.
Ou atualizar o Windows 8 para o Windows 8.1: support.microsoft.com/2919355.

Para quem já está rodando o Windows 10, é preciso que o computador esteja também em dia com o Windows Update e que a máquina tenha a versão Windows 10 Creators Update, para receber a mais nova Fall Creators Update.

Feito isso, se você já checou se o seu computador tem os requisitos mínimos, veja outros detalhes que podem interferir na atualização da sua máquina pessoal.

TechTudo: a atualização chega para todos os usuários ao mesmo tempo?

Microsoft: sim, estará disponível a partir do dia 17 de outubro para todos os usuários através do Windows Update. Para facilitar a experiência de uso do Windows 10 Fall Creators Update, os usuários têm liberdade para agendar as atualizações da forma mais conveniente, evitando a interrupção do fluxo de trabalho [já que é necessário reiniciar a máquina e interromper tarefas].

Lang lembra que a função, que dá ao dono da máquina a chance de se programar sem updates fora de hora, foi fruto do feedback dos usuários. "Muitos dos itens que são alterados nestas atualizações são sugestões ou re

... comendações desta grande comunidade de Windows Insiders, pessoas que desde o começo vêm nos ajudando a construir um sistema cada vez melhor", disse.

Em versões anteriores do sistema operacional da Microsoft, como Windows 7, Windows 8 e 8.1, os usuários já podiam agendar a instalação das atualizações, com opção de adiar para um horário diferente. Agora, o recurso também está presente no Windows 10, e de forma mais clara e fácil. Veja como agendar seus updates.

TT: é necessário pagar pelo update?

Microsoft: a atualização do Windows 10 Fall Creators estará disponível gratuitamente para todos os clientes com o Windows 10 e instalará automaticamente com base nas "Configurações de atualização" dos clientes. É necessária ainda uma conexão à Internet para executar a atualização.

TT: sistemas operacionais irregulares (sem licença/piratas) poderão baixá-lo?

Microsoft: não. É necessário ter a cópia original do Windows 10.

TT: qual é o requisito mínimo de software?

Microsoft: no Windows 10, é necessário ter a última versão (Atualização para Criadores).

TT: precisa fazer backup dos dados ou o update mantém os arquivos?

Microsoft: dispositivos de armazenamento pequenos, como aqueles com unidades de disco rígido de 32 GB ou dispositivos mais antigos com discos rígidos completos (cheios, com sua capacidade no limite), podem precisar de espaço de armazenamento adicional para concluir a atualização. Você verá instruções durante a atualização para saber o que fazer. Talvez seja necessário remover arquivos desnecessários do seu dispositivo, ou inserir um pen drive para concluir.

Alguns dispositivos com pouco espaço livre disponível ou discos rígidos (HDs) menores, como computadores de armazenamento de 32 GB, poderão ter pouco espaço livre disponível também após a atualização. Você poderá liberar espaço em disco e excluir facilmente itens como arquivos temporários ou a versão anterior do Windows dentro da configuração Sistema de armazenamento.

Vale notar que, nos primeiros dias, arquivos da versão anterior do Windows permitem remover o novo Windows 10 e voltar para a versão anterior do que você usava. Esses arquivos são excluídos automaticamente só dez dias após a atualização. Para liberar espaço, é possível excluir esses arquivos na hora.

Para não correr riscos, veja dicas de como fazer backup no computador.

TT: há computadores no Brasil compatíveis com todas as novidades?

Microsoft: sim, porém algumas das características são dependentes da configuração [de hardware] de dispositivos como tela sensível ao toque (touchscreen), caneta com Windows Ink, entre outros.

TT: quando teremos nas lojas notebooks e desktops com Fall Creators?

Microsoft: novos notebooks e desktops estão previstos para o início de 2018.

Caso você tema algum problema de compatibilidade, pode adiar a atualização Fall Creators Update no Windows 10 com um ajuste nas configurações do PC.

Dúvidas sobre os recursos novos? Deixe uma pergunta no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.