O clássico Movie Maker foi descontinuado no Windows 10 em janeiro de 2017, junto com o Live Essentials, e não vem mais pré-instalado no sistema operacional. Entretanto, a empresa já tem uma alternativa com mais recursos e igualmente gratuita. O Windows Story Remix é o novo editor de vídeo para PC que busca atender as necessidades do usuário comum, que não sabe usar ferramentas avançadas de softwares como o Adobe Premiere, e precisa criar vídeos rapidamente no computador. A opção chega como uma das principais novidades para a Fall Creators Update.

Vale ressaltar que, inicialmente, o Windows Story Remix foi projetado para ser um app, porém o editor se tornou uma seção do Fotos. Ou seja, é necessário abrir o Fotos para ter acesso às suas ferramentas. Saiba mais detalhes sobre a novidade.

Story Remix é novo editor de vídeo do Windows 10 (Foto: Reprodução/Microsoft)

O Story Remix tende a ser uma evolução significativa em relação ao velho editor Movie Maker. No entanto, com um truque você pode obter o antigo programa no Windows mais recente e ter ambos os editores da Microsoft instalados no PC.

Não quer trocar?

Assim como aconteceu com o Paint, que evoluiu para o Paint 3D, o Story Remix pretende melhorar o editor de vídeos tradicional do Windows com várias novas funções. A mudança tende a ser tão acentuada quanto foi com o editor de imagem: em vez de uma simples linha do tempo com clipes, fotos e trilha, o novo programa permite usar conteúdo 3D,

... animações e criar vídeos automaticamente.

Como baixar

O Story Remix é exclusivo do Windows 10 e não pode ser instalado em computadores com versões antigas do sistema. A novidade faz parte da atualização mais recente, chamada de Fall Creators, com liberação oficial gratuita marcada para o dia 17 de outubro — o update automático deve chegar aos poucos a todos os usuários. Para baixar, deixo o Windows Update ativado.

Vídeos automáticos

O Story Remix funciona como uma seção dentro do aplicativo Fotos do Windows 10, e traz interface dividida em três grandes categorias. Na área “Explorar”, é possível conhecer vídeos e animações publicadas por outros usuários de Windows 10, em uma espécie de rede social. Em “Pastas”, o usuário pode acessar os diretórios do PC para encontrar conteúdo e importar para o programa.

Story Remix cria vídeos automaticamente (Foto: Reprodução/Microsoft)

O software permite juntar fotos e transformá-las em "histórias" com música, desenhos, transições e até animações em 3D. Há duas opções: ou você edita tudo manualmente, ou clica no botão para que o Story Remix faça automaticamente.

Edição simplificada

É possível também fazer edições simples com poucos cliques, como cortar e unir, extrair frames para salvar em .jpg e aplicar o efeito Slow-Motion para deixar tudo em câmera lenta. Efeitos, transições e trilha podem ser inseridos manualmente.

Story Remix promete editar vídeos de forma fácil (Foto: Reprodução/Microsoft)

Animações em 3D

O recurso que mais chama atenção é a animação de objetos em 3D. A promessa é que o usuário consiga acessar o acervo do Remix 3D, que reúne criações feitas no Paint 3D, importar uma imagem e animar com poucos cliques dentro do vídeo.

Story Remix permite usar imagens em 3D em vídeos (Foto: Reprodução/Microsoft)

Ao lado da função de efeitos especiais, o Story Remix promete ser um aliado poderoso na hora de criar vídeos caseiros avançados sem precisar de editores mais complexos como os da Adobe, voltados para profissionais de audiovisual.

Story Remix tem efeitos especiais para usar em vídeos (Foto: Reprodução/Microsoft)

Windows 10 com problemas no Explorador de Arquivos? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.