Imagens atribuídas a um novo tipo de ransomware circularam na web mostrando uma maneira inusitada de pedir resgate por arquivos bloqueados. Em vez de bitcoins ou moneros — criptomoedas virtuais —, o chamado nRansomware exige que vítimas enviem fotos íntimas para voltar a usar o PC. Computadores afetados exibem um alerta pedindo imagens sensuais em troca de uma chave de acesso ao HD. Na mensagem, os hackers avisam que pretendem vender o conteúdo na deep web. O nível de periculosidade do ataque, no entanto, é questionável.

O caso chama atenção por conta do método de resgate. Hackers costumam pedir pagamentos em dinheiro virtual com valores em Bitcoin ou Monero por conta da dificuldade de rastreamento das transações. Já os criadores do nRansomware apelam para "nudes" da vítima como moeda de troca, e prometem investigar se as fotos enviadas são, de fato, de autoria do dono do computador infectado por eles.

Malware se disfarça de ransomware para pedir 'nudes' de vítimas (Foto: Reprodução/MalwareHunterTeam)

Segundo artigo da ESET, fabricante de antivírus, os hackers usam o serviço de e-mail seguro ProtonMail para receber as fotos e, em teoria, enviar o código de acesso para liberação dos arquivos. A empresa de segurança, porém, recomenda nunca pagar um resgate, seja qual for a moeda de troca proposta na ocasião.

"Seu computador foi bloqueado. Você só pode desbloqueá-lo com um código especial para isso. Acesse protonmail.com, crie uma conta e envie um e-mail para [email protected]. Nós não responderemos imediat

... amente", diz a mensagem os hackers.

"Após a resposta, você deve enviar pelo menos 10 fotos nuas suas. Depois disso, nós teremos que verificar se os nudes pertencem a você. Após a verificação, nós lhe entregaremos o código de desbloqueio e venderemos seus nudes na deep web", instrui o alerta de infecção.

O golpe

Especialistas do grupo MalwareHunterTeam descobriram que, apesar do alarde, o nRansomware não é exatamente o que declara ser. O malware que se instala no computador após a infecção não é capaz de encriptar os arquivos do HD da máquina da vítima, característica essencial de qualquer vírus ransomware.

Na verdade, o código malicioso somente força o bloqueio de tela do PC, troca o papel de parede e emite o alerta com pedido de resgate. Em tese, é simples contornar o problema sem precisar enviar fotos aos criminosos. Além disso, uma simples tentativa com o código 12345 foi capaz de liberar acesso aos arquivos.

A tendência é de que o ataque tenha sido criado apenas para enganar e encorajar o envio de fotos íntimas mesmo que isso não seja necessário. Em tese, é possível recuperar os arquivos do PC usando técnicas de recuperação de disco rígido, já que o conteúdo não é codificado pelo vírus. Por enquanto, são poucos os registros de vítimas do nRansomware — que, no fim, não é um ransomware de verdade.

Dúvidas sobre segurança digital? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.