Vários sites baixam arquivos automaticamente no Android. Essa prática é adotada principalmente para instalar softwares rastreadores no celular, a fim de detectar o hábito de navegação do usuário e exibir publicidade na internet. O problema é que, além ocupar espaço no smartphone, o procedimento pode ser perigoso, já que o arquivo pode conter vírus e outros malwares.

Os navegadores mais populares no sistema do GoogleChrome, Firefox e Opera – não têm uma ferramenta nativa que impeça o download automático desses arquivos. No entanto, é possível bloquear a ação com um truque simples nas configurações do Android. O tutorial a seguir ensina a fazer isso e também como cancelar downloads já em andamento nesses três browsers.

Como evitar o download automático no Android

Passo 1. Entre no menu "Configurar" do Android, vá até a seção "Dispositivo" e selecione "Aplicativos".

Passo 2. Dê um toque sobre o navegador que você usa – neste exemplo, o Chrome – e, então, entre em "Permissões".

Passo 3. Em "Armazenamento", coloque a chave na posição desativada. Isso fará com que o navegador não consiga gravar nada no dispositivo e impedirá downloads indesejados.

Passo 4. O procedimento é idêntico para qualquer navegador que você use (abaixo é possível ver a mesma tela nos apps do Firefox e Opera). Se quiser fazer download ou upload de um arquivo específico, volte às configurações do browser em questão, entre em "Permissões" novamente e reative a chave "Armazenamento".

Como interromper um download em andamento

Passo 1. Você pode interromper um download que já está em andamento e evitar que o arquivo seja salvo no celular. Para fazer isso pelo próprio Android, expanda a barra de notificações e, na mensagem referente ao download, toque em "Pausar" ou "Cancelar". A primera opção irá paralisar o download, enquanto a segunda irá suspendê-lo definitivamente.

Passo 2. Para cancelar um download pelo Chrome, toque no menu principal (os três pontos no canto superior da tela) e entre em "Downloads". Depois é só tocar no "X" ao lado do arquivo.

Passo 3. No Firefox, toque no menu principal, também representado pelos três pontos, e entre em "Ferramentas". Em seguida, selecione a opção "Downloads".

Passo 4. Dê um toque longo sobre o download que estiver em andamento. Será aberta uma caixa de diálogo perguntando se você quer abortar o download. Clique em "OK" para cancelar a transferência.

Passo 5. Para interromper download no Opera, acesse o menu principal, representado com

... três traços na parte inferior da tela, e entre em "Downloads".

Passo 6. Mantenha o dedo pressionado por alguns segundos sobre o download em andamento. Aparecerá um pequeno "X" no topo da tela, onde você deverá clicar. Na sequência, marque a caixa "Também remover estes itens do dispositivo" e finalize em "Limpar".

Como baixar vídeos do Youtube no Google Chrome? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.