A função de apagar mensagens enviadas no WhatsApp começou a chegar para alguns usuários da versão beta do aplicativo nesta quinta-feira (26). O recurso, que já aparecia de forma oculta na edição experimental do app, está sendo liberado aos poucos para quem possui a versão de testes 2.17.400 do mensageiro para Android. Apesar de a ferramenta só estar disponível para quem possui WhatsApp beta, todas as pessoas de uma conversa podem ver quando uma mensagem foi deletada.

Após excluir um conteúdo, o aplicativo exibe o comunicado "Esta mensagem foi apagada". Vale lembrar que a ação precisa ser feita em até sete minutos após o envio. Entenda a seguir como funciona a novidade. Se quiser testar a função, basta fazer o download do WhatsApp beta em seu celular Android.

O WhatsApp divulgou uma seção de perguntas e respostas sobre a função de deletar mensagens. A documentação diz que o recurso é “especialmente útil se você por acaso enviar uma mensagem em uma conversa errada ou se houver um erro na sua mensagem”. Porém, a ação de apagar deve ser feita em até sete minutos depois do envio. Se esse tempo for ultrapassado, não será mais possível eliminar o conteúdo dos smartphones de amigos.

A empresa também ressalta a possibilidade de que o contato veja a mensagem antes de ser apagada. Isso pode acontecer caso a pessoa esteja com a conversa aberta ao receber o texto. Apesar disso, se o usuário for rápido ao deletar uma mensagem já enviada, o conteúdo da notificação some, inclusive, da tela bloqueada no smartphone do destinatário. A página informa ainda que não é possível excluir mensagens enviadas em listas de transmissão.

... /path> WhatsApp beta para Android permite apagar mensagens enviadas (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

O WhatsApp já tinha função de apagar uma mensagem. No entanto, o recurso excluía o conteúdo apenas do celular de quem enviou. Agora, a mensagem desaparece de todas as conversas (sejam individuais ou em grupo).

O processo para deletar permanece quase o mesmo para quem já recebeu a função. Dentro do tempo limite de sete minutos, pressione a mensagem que deseja apagar para selecioná-la. Em seguida, toque no ícone de lixeira, na parte superior da tela. Agora, o WhatsApp exibe as opções "Apagar para mim" ou "Apagar para todos". Essa última é a que você deve clicar.

Caminho para apagar mensagens enviadas no WhatsApp (Foto: Reprodução/Aline Batista)

Veja, nas imagens abaixo, como a mensagem aparece para o usuário que enviou e para quem recebeu um conteúdo deletado.

Mensagens que foram apagadas no WhatsApp (Foto: Reprodução/Aline Batista)

Não há previsão para que a novidade seja anunciada para as versões oficiais do app para Android, iPhone (iOS) e Windows Phone. Caso ocorra ainda em outubro, será a segunda grande novidade do mês, juntamente com o compartilhamento de localização em tempo real, há alguns dias. O recurso gerou muitas dúvidas e levou o TechTudo a publicar uma reportagem especial que esclarece os pontos mais importantes.

Com informações: WA Beta Info

Contatos aparecem sozinhos no WhatsApp? Saiba como resolver no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.