Ao instalar uma atualização de recursos, o Windows 10 faz um backup da versão anterior do sistema. Isso é útil caso o usuário enfrente problemas durante a instalação ou incompatibilidade com algum software e precise fazer downgrade. Entretanto, o recurso costuma consumir uma quantidade expressiva de espaço no HD. No caso da mais recente atualização, a Fall Creatros Update, o backup consome mais de 8 GB.

Se você já atualizou o Windows 10 e não está enfrentando nenhum problema, confira o passo a passo a seguir. Você saberá como recuperar o espaço ocupado pelo backup usando o Sensor de Armazenamento do sistema da Microsoft.

Aprenda a recuperar o espaço ocupado por atulizações do Windows 10 (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Passo 1. Abra as configurações do Windows 10 e clique em "Sistema";

... hEBAxEB/8QAGQAAAwEBAQAAAAAAAAAAAAAAAAMEAgEI/8QAFgEBAQEAAAAAAAAAAAAAAAAAAQIA/9oADAMBAAIQAxAAAAH07qejLupdpzKDFLAL/8QAGxAAAgIDAQAAAAAAAAAAAAAAAQIAEQMSEyH/2gAIAQEAAQUCGYWLIsAeQKWyLpyfWtYTQ6GI1rc//8QAGBEAAgMAAAAAAAAAAAAAAAAAARACEUH/2gAIAQMBAT8BlWIr/8QAFREBAQAAAAAAAAAAAAAAAAAAEAH/2gAIAQIBAT8BIf/EACAQAAEDAwUBAAAAAAAAAAAAAAEAAhEQEiEiMUFRceH/2gAIAQEABj8CiwtU3YQuO9ILhpMmB9R69TZzQriv/8QAHRABAQEBAAIDAQAAAAAAAAAAAREAITFxEEFhgf/aAAgBAQABPyEA7zOhB/Y60S99HcodQv27+c74JQLiTg+dMRiQsO+N76wAs1iSPWQHnw//2gAMAwEAAgADAAAAECOv4v/EABgRAQEBAQEAAAAAAAAAAAAAAAEAMVER/9oACAEDAQE/EMPXexNGML//xAAYEQACAwAAAAAAAAAAAAAAAAAAARARQf/aAAgBAgEBPxBXsmf/xAAeEAEAAgIDAAMAAAAAAAAAAAABABEhMUFRcWGRwf/aAAgBAQABPxA1PMt8ayEvyVYqivCNPHCMQoUGWzQfMvr9ZkwyLVGqVa8gkjycl6u+f2JYkUt635PWLSgnUUUyLRxYxgXeAo3L9E//2Q==">

Acesse as configurações do sistema (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na lateral esquerda da janela, clique em "Armazenamento". Agora, à direita, clique em "Alterar o modo de liberar espaço";

Abra os ajustes do Sensor de Armazenamento (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Marque a opção "Excluir versões anteriores do Windows" e clique em "Limpar agora";

Liberando espaço ocupado por versões anteriores do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Por fim, basta aguardar até que o sistema conclua a tarefa. O espaço liberado pode variar caso a caso, mas em nossos testes foi possível recuperar mais de 8 GB.

Recurso conseguiu liberar mais de 8 GB de espaço no HD (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Aproveite a dica simples para recuperar o espaço ocupado pelo backup do Windows 10 após grandes atualizações. O Sensor de Armazenamento também pode ser usado para liberar espaço no Windows 10 em outras ocasiões, não apenas o backup de instalação. Em versões anteriores do Windows 10, o processo de excluir arquivos do Update é diferente e e está em Limpeza de Disco.

Como instalar Windows 10 a partir de um pen drive? Veja dicas no Fórum.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.