Uma Internet sem cabeamento que pode ser tão rápida quanto a fibra ótica foi o destaque de Informática no mês de outubro. Cientistas da Universidade de Glasgow, na Escócia, estão testando uma técnica que utiliza a luz para transmitir dados pelo ar. A tecnologia pode baratear o custo da Internet futuramente, caso seja realmente aplicada. Além disso, neste período, explicamos o que são HTPCs e como funcionam os roteadores tri-band.

Também não faltaram comparativos, com destaque para a batalha entre notebooks premium da Asus e da Acer e de roteadores de entrada da TP-Link e da Linksys. Confira, nas linhas abaixo, as notícias mais importantes de Informática publicadas no TechTudo.

Veja os destaques do universo da informática no TechTudo (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo )

1. Nova internet sem fios pode substituir fibra ótica

Esta é uma das notícias mais animadoras do mês. Cientistas da Universidade de Glasgow, na Escócia, desenvolveram uma técnica que utiliza a luz para transmitir dados pelo ar, gerando Internet sem fios e que não depende de uma rede de fibra ótica convencional. A nova tecnologia, que pode baratear o custo da conexão, percorreu cerca de 1,6 km em zona urbana em uma velocidade maior do que 1 Gbps, um valor aproximado do modelo de fibra ótica atual, que chega a 10 Gbps.

... placeholder-container" style="padding-bottom: 53.8129496403%;">

Nova tecnologia pode substituir fibra ótica (Foto: Reprodução/Pond5)

A novidade pode significar, no futuro, velocidade de transmissão via Wi-Fi equiparável ao modelo atual, mas com mais praticidade e sem a necessidade de cabeamento. O ponto fraco é que ela não se sai tão bem transpassando paredes – portanto, seu uso não seria recomendado para prédios e casas.

2. Entenda o que é um HTPC

Entenda o que é um HTPC (Foto: Divulgação/Lenovo)

Este mês, o TechTudo fez uma matéria especial explicando o que é um HTPC. Esses computadores pequenos e silenciosos são voltados para o gerenciamento de mídia e podem ser conectados à televisão, utilizando as capacidades de armazenamento e processamento do PC para controlar o entretenimento de casa. Ou seja, ele deixa o aparelho smart.

Além disso, trouxemos dicas explicando se é melhor comprar um HTPC pronto ou montar você mesmo. No link, também indicamos os componentes ideais para cada tipo de usuário, desde os mais exigentes até os que querem um aparelho para uso no dia a dia.

3. TP-Link TL-WR841HP ou Linksys E2500-BR; qual o melhor roteador para você?

Comparativo entre roteadores de entrada ajuda a tirar as dúvidas dos leitores (Foto: Divulgação/TP-Link)

Procurando um roteador barato e que não custe mais de R$ 200? O TP-Link TL-WR841HP e o Linksys E2500-BR podem ser boas opções. Os dois aparelhos disputam o mesmo público no mercado, mas têm propostas diferentes.

Enquanto o primeiro é voltado para usuários menos exigentes, com velocidade máxima de 300 Mbps, o segundo tem especificações mais robustas, prometendo transferência de até 600 Mpbs. Além disso, o modelo da Linksys possui modo de operação dual-band, o que tende a significar mais estabilidade e área de cobertura maior. Vale conferir essa batalha para saber mais detalhes.

4. Acer Swift 7 ou Asus Ultrabook UX330UA

Acer Swift 7 e Asus Ultrabook UX330UA se enfrentaram em comparativo (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Outro comparativo que merece destaque é o dos computadores premium Acer Swift 7 e Asus Ultrabook UX330UA. Os modelos têm preço alto, na casa dos R$ 8 mil. Entretanto, trazem características interessantes, como design elegante, leve e fino, e telas LED em Full HD (1920 x 1080p) de 13,3 polegadas.

Os modelos são voltados para o mesmo público e trazem características em comum, como processador Intel Core i7 de sétima geração e memória RAM de 8 GB. As baterias também devem agradar, com promessa de duração entre 9 e 12 horas.

5. Entenda como funciona a tecnologia tri-band dos roteadores

Roteadores tri-band estão entre os destaques de outubro (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Roteadores tri-band são mais caros e velozes, mas podem deixar muitas pessoas confusas. Se um dual-band funciona em duas frequências diferentes, então a outra opção deveria funcionar em três, correto? Porém, não é bem assim. O tri-band conta com apenas duas frequências: 2.4 e 5 GHz. A diferença é que disponibiliza três redes ao mesmo tempo: uma de 2.4 e duas de 5 GHz. Se quiser entender melhor, o TechTudo explicou tudo com detalhes.

Como colocar limite de velocidade no roteador? Veja no fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.