O WhatsApp ganhou funções muito aguardadas em outubro. Na última terça-feira (31), o recurso de apagar uma mensagem já enviada para o destinatário chegou a todos os usuários do mensageiro. Já o novo compartilhamento de localização em tempo real, que permite que amigos vejam onde você está ao vivo, gerou polêmica e uma série de dúvidas sobre privacidade.

Além disso, o TechTudo trouxe diversas dicas que podem melhorar o uso do aplicativo, como a possibilidade de ler conversas sem mostrar o status "online", e até mesmo transcrever mensagens de voz. Veja, abaixo, tudo o que rolou no WhatsApp nas últimas semanas.

1. Apagar mensagens já enviadas

Whatsapp agora permite apagar mensagens para todos (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Esta era uma das funções mais esperadas pelos usuários do mensageiro e, após um período de testes no WhatsApp Beta, chegou aos smartphones com Android, iPhone (iOS) e Windows Phone.

O procedimento é bastante parecido com a função de apagar uma mensagem para si mesmo, mas além de de clicar na lixeira, o dono da conta deve especificar se quer apagar a mensagem só para ele ou para todos. Após a exclusão, o aviso "Esta mensagem foi apagada" ficará disponível para o destinatário.

2. Localização em tempo real

... -media__image-centered">

Compartilhamento ao vivo da localização foi lançado em outubro (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Outra mudança que deu o que falar foi o compartilhamento de localização em tempo real, já disponível para Android e iPhone (iOS). Apesar de algumas pessoas terem ficado preocupadas de que essa função pudesse comprometer a privacidade dos usuários, os desenvolvedores garantem que ela é protegida por criptografia e nem mesmo funcionários da empresa têm acesso às informações. Além disso, o uso da ferramenta não é obrigatório e o histórico não é salvo.

A transmissão do local pode ser feita por até oito horas. Após o período determinado pelo usuário, ela é automaticamente encerrada. Também é possível desativar o compartilhamento a qualquer momento, mesmo antes do tempo limite ser atingido. O mapa é ainda customizável e possibilita visualização com imagens de satélite ou desenhos, além de dividir informações sobre trânsito.

3. Ficar "invisível" no WhatsApp

Hidden Chat permite ler mensagens do Whatsapp sem ficar online (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Um das dicas que mais fizeram sucesso em outubro foi a de como ler conversas no WhatsApp sem mostrar o satus "online" no app. O procedimento é feito por meio do aplicativo Hidden Chat, para Android, e possibilita ficar "invisível" no mensageiro. O melhor é que, para isso, não é preciso alterar as configurações de privacidade do aplicativo.

O que o Hidden Chat faz, na verdade, é criar uma janela alternativa, acessada por uma bolha flutuante que surge na tela toda vez que uma nova mensagem é recebida, algo semelhante ao que ocorre no Facebook Messenger. O lado ruim é que o app não permite acessar fotos ou vídeos, ou seja, só funciona quando o conteúdo recebido for em texto.

4. Transformar áudio em mensagem

Transcriber for Whatsapp transforma mensagens de voz em texto (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Recebeu uma mensagem de voz de um amigo, ficou curioso, mas não pode escutar? O aplicativo Android Transcriber for WhatsApp pode resolver seu problema. A ferramenta gratuita é capaz de identificar discursos orais em diversos idiomas e convertê-los para texto.

Basta instalar o aplicativo no smartphone e ele ficará disponível na área de compartilhamento do mensageiro. Assim, toda vez que receber um áudio, basta "compartilhá-lo" com o transcriber para recebê-lo em formato de texto.

5. Mudar a fonte do WhatsApp

App permite mudar a fonte de mensagens no Whatsapp (Foto: Helito Bijora/TechTudo)

Mais uma dica de app para complementar o Whatsapp no Android, o Stylish Text é gratuito e permite mudar facilmente a fonte usada no mensageiro, e também em rivais, como o Telegram e o Facebook. São diversas opções, como fontes espaçadas, caracteres sobrescritos em círculos e com cores diferentes.

Após instalar o aplicativo e conceder as permissões necessárias, ele criará um botão ao lado da barra de texto. Toda vez que escrever uma mensagem, basta clicar sobre essa nova tecla para mudar o estilo dos caracteres. Vale dizer, entretanto, que, durante nossos testes, algumas mensagens ficaram ilegíveis quando recebidas por usuários de iPhone.

6. Todas as formas de enviar imagens pelo WhatsApp

Existem diversas formas de se enviar uma imagem pelo Whatsapp (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Quem nunca deixou de enviar uma imagem pelo WhatsApp e preferiu usar o e-mail só para que ela não perdesse a qualidade? Saiba, porém, que isso não é mais necessário. Se o usuário não quiser comprimir uma imagem enviada pelo app de mensagens, basta compartilhá-la como documento e pronto: o arquivo ficará intacto.

Essa e outras dicas fazem parte da lista feita pelo TechTudo, que ensina todas as formas possíveis de se enviar foto em uma conversa. São cinco no total, incluindo imagens do histórico de um chat, provenientes da função status ou utilizando a câmera.

7. Criar e postar GIFs no Status para Android

Transforme seus vídeos em GIFs com o Whatsapp (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

O WhatsApp permite tranformar em GIFs vídeos de até seis segundos produzidos por meio da função status. Após criar o conteúdo, basta, antes de publicar, alterar a configuração para que ele seja compartilhado como GIF e não como vídeo.

Também é possível postar GIFs pré-existentes na web em seu status do WhatsApp. Para isso, você só precisa iniciar status em texto, acessar o teclado de emojis e tocar em GIFs. Depois, basta procurar a imagem que você mais gosta e compartilhar com seus amigos.

8. Resolver falhas de envio e downloads de áudios e fotos

Alterar data e hora do celular pode ajudar a resolver problemas com o Whatsapp (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Você sabia que, caso a data e a hora de seu celular estejam desconfigurados, você pode ter problemas ao enviar imagens ou baixar áudios no WhatsApp? Essa e outras dicas foram reunidas pelo TechTudo para ajudar usuários que encontram problemas com o compartilhamento de mídias no famoso mensageiro.

Falha na reprodução de áudio ou no envio fotos e vídeos pelo aplicativo pode ter diversas causas com origem no cartão microSD, na conexão, ou em um possível problema com a pasta-destino criada pelo app. Em alguns casos,os problemas só são resolvidos após o programa ser restaurado.

Contatos aparecem sozinhos no WhatsApp? Saiba como resolver no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.