Uma versão falsa do WhatsApp teve mais de 1 milhão de downloads na loja oficial do Android, a Play Store, durante a semana passada. Chamado de "Update WhatsApp Messenger", o software pirata se passava pelo mensageiro mais popular do mundo, com mais de 120 milhões de usuários somente no Brasil.

Os inventores do golpe usaram diversas semelhanças entre o app falso e o original para enganar os usuários, inclusive os mais atentos. Para dar mais credibilidade ao software malicioso, eles utilizaram um truque para empregar o nome de desenvolvedor "WhatsApp Inc.", ficando mais difícil de perceber o golpe.

Aplicativo “Update WhatsApp Messenger” engana mais de um milhão de usuários (Foto: Reprodução/Digital Trends)

No fórum online Reddit, o usuário identificado como "DexterGenius" foi a primeira pessoa que divulgou a farsa. O falso WhatsApp tem diversos anúncios para incentivar os usuários a baixar outros softwares fraudulentos. Além disso, ele instala um segundo APK (uma espécie de "zip" para Android): o "whatsapp.apk", fazendo a pessoa acessar normalmente o app, sem perceber o golpe. Para passar ainda mais despercebida, a versão fake mostra um ícone em branco e não possui um título depois de fazer o download.

Para se apropriar do nome oficial do desenvolvedor do WhastApp, "WhatsApp Inc.", os cibercriminosos adicionaram caracteres especiais ("WhatsApp + Inc% C2% A0") depois do nome com o objetivo de driblar a segurança do Google e enganar os usuários.

O Google retirou o aplicativo do ar e informou que a conta do d

... esenvolvedor “foi suspensa por violar as políticas do programa”. O TechTudo aguarda posicionamento da empresa para as seguintes perguntas:
  • O Google apaga remotamente apps falsos dos celulares de quem fez o download?
  • O Google Play Protect deveria dar mais segurança em casos como este?

Para que não se surpreender com apps mal-intencionados, confira algumas dicas para descobrir se um app do Google Play é seguro e veja um guia completo para não cair em golpes no WhatsApp.

Com informações: BGR, Digital Trends e BBC



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.