Os próximos processadores da Intel devem contar com GPUs da AMD. A novidade, que era tratada como rumor nos últimos meses, foi confirmada nesta segunda-feira (6). Com isso, a fabricante de chipsets terá processadores para notebooks capazes de rodar games em alta performance – competindo, assim, com a Nvidia e com a própria AMD. A princípio, as novas CPUs fazem parte da linha "H" , mas os modelos específicos ainda não foram revelados pela Intel.

Os produtos e as especificações técnicas das GPUs Radeon que serão usadas pela Intel ainda são desconhecidos. Apesar disso, executivos das duas marcas, em entrevista ao site PC World, falaram em alto desempenho gráfico e baixo consumo, mesmo em notebooks ultrafinos.

Associado à GPU Radeon de alto desempenho, processador da Intel poderá levar jogos e realidade virtual para notebooks ultrafinos (Foto: Divulgação/Intel)

Alguns detalhes sobre os novos processadores foram revelados para fortalecer a promessa de alto desempenho. Além dos núcleos típicos da Intel e da GPU Radeon, os modelos terão memória RAM inclusa dedicada ao chip gráfico no padrão HBM2 de alta velocidade – atualmente, isso é praticamente exclusivo das placas de vídeo Radeon RX Vega da AMD, top de linha da marca.

... 719424460%;">

À esquerda, o espaço ocupado por GPU, memória RAM e o processador. À direita, o novo chip de oitava geração da Intel, capaz de integrar todos esses componentes (Foto: Divulgação/Intel)

Ao longo dos anos, a Intel aprimorou suas HD e UHD Graphics em busca de desempenho gráfico e baixo consumo de energia. Entretanto, as GPUs integradas da marca ainda ficam longe da capacidade de desempenho garantida por placas de vídeo dedicadas de Nvidia e AMD. Do ponto de vista da AMD, a parceria também é positiva porque fortalece ainda mais as Radeon: os processadores gráficos da marca estão presentes em todos os Xbox One e PlayStation 4.

Qual GPU é melhor para jogos atuais? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.