Minecraft: Story Mode - Season Two: Jailhouse Block é o terceiro capítulo do jogo da Telltale Games para PS4, Xbox One, PC, Android e iOS que propõe um enredo ao mundo de Minecraft. Nele, o ritmo desacelera após dois episódios iniciais repletos de ação, porém fica monótono ao não oferecer uma boa alternativa para a falta de agitação. Depois de Jesse antagonizar o vilão onipotente "Admin", o protagonista é preso para nunca mais incomodá-lo. Sair da prisão, no entanto, envolve muita enrolação.

O Instituto Luz do Sol é um local para onde o Admin envia seus desafetos mais problemáticos. Lá se torna o novo lar de Jesse e seus amigos. Trata-se de uma prisão subterrânea coberta por Obsidian, com monstros especialmente criados pelo vilão para protegê-la - mutações como aranhas-creeper e um Ghast de três cabeças. É possível que a penitenciária em si seja uma referência aos polêmicos servidores carcerários de Minecraft, no qual jogadores têm poucos itens e vivem diariamente como detentos por diversão.

Dentro do presídio, há diferentes níveis para cada tipo de prisioneiro. O primeiro é composto por algumas celas e nenhuma comida, com exceção de alguns cogumelos que brotam ocasionalmente. Cada detento luta por esse alimento para poder sobreviver à base de uma sopa.

O segundo nível também é um ambiente sem comida, mas lá, frequentemente, ondas de zumbis são criadas por um "Spawner" e os prisioneiros são obrigados a combatê-los permanentemente. A recompensa são as carnes dos mortos-vivos, uma fonte de comida que ocasionalmente causa envenenamento e exclusivamente aqui deixa os prisioneiros com a pele verde. Nas palavras de Jesse: "É simplesmente sádico".

Orange is the new Craft

Ambas as áreas são muito pobres de um ponto de vista de jogabilidade pois praticamente não há o que fazer, explorar ou resolver, apenas é preciso encontrar o próximo "gatilho" que levará o jogo adiante. Toda essa sensação de impotência frente à vontade do Admin é entediante e deixa esses minutos iniciais do episódio bem arrastados.

Os personagens também parecem um pouco cansados e óbvios. Radar, o ajudante de Jesse, tenta virar alguém "durão" para sobreviver no presídio, enquanto Stella aproveita sua chance para trair o grupo novamente. Personagens como Stella parecem repetidos, já que têm sempre o mesmo papel em todos os episódios, enquanto outros com potencial, como o diretor da prisão, não vão a lugar nenhum.

Todo esse capítulo parece apenas uma desculpa para introduzir uma nova aliada chamada "Prisioneira X", a única capaz de ajudar o grupo a fugir do Instituo Luz do Sol e que, convenientemente, é a maior inimiga do Admin. Essa nova personagem traz um pouco de luz sobre quem é o vilão e como Jesse poderá derrotá-lo, porém, é uma relação duvidosa que pode acabar em traições previsíveis e sem impacto, como as de Stella.

Visualmente, o episódio também parece mais pobre por se passar todo em áreas fechadas e escuras, sem nada que encha os olhos. Perto do final, há uma fagulha de ação e um pouco de combate, mas nada tão interessante quanto as grandes batalhas que marcaram os episódios anteriores.

...

Conclusão

O terceiro episódio de Minecraft: Story Mode - Season Two não surpreende em cair na fórmula da Telltale Games de oferecer um ponto de virada ao custo de ser um pouco mais parado. Apenas no final o capítulo tenta compensar com mais de ação, mas a sensação geral ainda é de perda de ritmo. Entretanto, há algumas ramificações promissoras que deverão ser exploradas nos próximos episódios.

Qual seu maior feito em Minecraft? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.