O Moto X4 faz parte da quarta geração da linha X de celulares intermediários da Motorola. Ele foi lançado em agosto, durante a feira de eletrônicos de Berlim (IFA 2017), e já chegou ao Brasil. Disponível para comprar na cor preta e topázio (espécie de azul), com armazenamento de 32 GB, o smartphone tem preço sugerido de R$1.699. Entre as novidades do modelo estão o sistema dual camera e o design em vidro 3D.

Apesar do recurso de duas lentes já ter aparecido em outros celulares da empresa, como o Moto G5S Plus, o telefone chama atenção pelos recursos avançados em imagens. Uma destaque do Moto X4 é a possibilidade de tirar fotos e gravar vídeos em grande angular, com ângulo de 120 graus, em um formato similar à GoPro. A seguir, veja os detalhes que você precisa saber, antes de comprar o smartphone.

1. Câmeras espertas

A câmera traseira dupla do Moto X4 é composta por um sensor de 12 megapixels, com abertura de f/2.0 e outra de 8 megapixels, com f/2.2, projetadas para dar mais profundidade às fotos. A combinação das lentes permite ao usuário explorar efeitos de câmeras profissionais, com desfoque no plano de fundo. Ou seja, o smartphone é capaz de detectar quando há um personagem na frente da câmera e uma paisagem por trás.

Porém, em testes iniciais do TechTudo, a câmera dupla deixou a desejar em ambiente com luz controlada e com muitos objetos por perto. Nessas circunstâncias, o X4 teve dificuldade ao aplicar o efeito de desfoque e não respeitou o contorno das pessoas. De qualquer forma, são necessários novos testes para confirmar o desempenho da dual camera.

... /svg> Tecnologia Dual Camera para efeitos profissionais de foto (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

As lentes traseiras também têm o Dual Autofocus Pixel, com foco mais rápido, inclusive em locais com pouca luminosidade. Outro diferencial está na possibilidade de tirar fotos em grande angular e os recursos adicionais de efeito, como preto e branco seletivo, cores em destaque e modos profissionais de ajuste.

2. Modo Beauty

O Moto X4 possui o Modo Beauty (também chamado de Beauty Camera) para tratamento de selfie, que suaviza marcas de expressão, manchas e o aspecto da pele. A configuração pode ser automática ou manual – ou seja, tirar uma foto na hora em “câmera” ou selecionar uma imagem armazenada para edição.

Camera Frontal com 16 MP e Modo Beauty para tratamento de fotos (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

3. Hardware intermediário

O Moto X4 é vendido em somente uma opção de armazenamento de 32 GB. Para obter mais espaço, a Motorola disponibiliza uma memória expansível de 2 TB, para guardar fotos, vídeos e músicas. Vale lembrar que, atualmente, a capacidade máxima de cartões microSD disponíveis no mercado é de 256 GB.

A memória RAM é de 3 GB, que funciona em conjunto com um processador octa-core de até 2,2 GHz da Qualcomm, o Snapdragon 630. Essas especificações devem rodar o Android 7 sem grandes problemas, mas ficam abaixo dos celulares premium da linha Moto Z.

O Moto X4 vem equipado com Android 7.1 e processador octa-core do Qualcomm (Foto: Divulgação/Motorola)

4. Pode entrar na água

Uma das mudanças mais significativas do Moto X4 é o design em vidro 3D e estrutura em metal, que confere um visual brilhante ao modelo. O smartphone não tem pinos nem ímãs na parte inferior, bem diferente da linha Moto Z, que também conta com um celular intermediário, o Moto Z2 Play. Além disso, a traseira do Moto X4 é levemente arredondada, em um formato correspondente aos recentes modelos Galaxy S, da Samsung.

De acordo com as primeiras impressões da TechTudo, o único ponto que pode não corresponder ao design do Moto X4 é o espaço ocupado pelas duas lentes/sensores, que utiliza uma rodela que remete a relógios graúdos, em uma referência que não combina com o modelo.

Moto X4 traz carcaça em vidro com estrutura em metal (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

O tamanho da tela do Moto X4 segue a linha dos celulares intermediários, com 5,2 polegadas e resolução Full HD (1080 x 1920 pixels). O painel LCD tem densidade de 424 pixels por polegada. Para a prevenção contra quedas, a Motorola adotou a proteção de tela Corning Gorilla Glass, que está presente na maioria dos celulares da empresa, e a certificação IP68, que permite submergir o celular em até 1,5 metro por 30 minutos.

5. Bateria com recarga rápida

A bateria do Moto X4, com 3.000 mAh, é menor em termos de capacidade, se comparada com outros celulares da Motorola, como o Moto Z Play (com 3.510 mAh). Entretanto, ela deve atender às necessidades do aparelho, já que pode durar até “um dia inteiro”, segundo a fabricante.

O destaque está no carregador TurboPower, tecnologia exclusiva da Motorola, capaz de fornecer até 6 horas de uso, com apenas 15 minutos de carregamento. Além disso, o TurboPower garante a recarga sem viciar o celular, graças a um algoritmo próprio que a empresa criou para isso.

6. Sistema que toca mesma música em vários dispositivos

O Moto X4 tem o sistema Multi Sound, que permite a reprodução de áudio em vários dispositivos ao mesmo tempo. Assim, é possível conectar mais de um fone de ouvido ou caixa de som ao aparelho, com uma experiência sonora única para o usuário. Entretanto, quando o smartphone está em uma rede Wi-Fi de 2,4 GHz, apenas um dispositivo de áudio Bluetooth pode ser conectado.

O Multi Sound do Moto X4 permite que você conecte vários dispositivos de som ao aparelho ao mesmo tempo. (Foto: Divulgação/Motorola)

7. Moto Key e comando de voz

O Moto Key funciona com o leitor de impressão de digital do Moto X4. Com ele, é possível desbloquear o aparelho sem o uso de senhas, com uma criptografia exclusiva para a proteção de dados. O recurso consegue se comunicar com o PC de casa ou do trabalho. Assim, é possível desbloquear sites, apenas com o toque de celular. Para ter essa interação, é necessário baixar a extensão do Moto Key para o Google Chrome, ter compatibilidade Bluetooth 2.1 no computador e versão posteriores ao Windows 7.

O Moto X4, assim como outros celulares com Android, é compatível com a Google Assistente. O acionamento por comando de voz ficou mais prático no celular, permitindo interação mesmo com a tela desligada.

Ficha Técnica – Motorola Moto X4

  • Preço: R$ 1.699
  • Tela: 5,2 polegadas, resolução Full HD (1920 x 1080 pixels), com Gorilla Glass
  • Proteção: IP68
  • Sistema Operacional: Android 7.1 Nougat
  • Processador: octa-core 2,2 GHz (Qualcomm Snapdragon 630)
  • Armazenamento: 32 GB
  • Memória RAM: 3 GB
  • MicroSD: 2 TB
  • Bateria: 3.000 mAh, com tecnologia de recarga TurboPower
  • Cartão SIM: Dual chip (nano SIM)
  • Câmera traseira: dupla de 12 MP e 8 MP, com abertura de f/2.0 e grande angular de f/2.2
  • Câmera frontal: 16 MP com flash
  • Cores: preto e topázio
  • Dimensões: 148,35 x 74,4 x 7,99 mm
  • Peso: 163 g

Qual é o melhor celular barato para comprar em 2017? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.