Você sabia que, no Brasil, a cada 17 segundos, uma pessoa é vítima de uma tentativa de golpe que envolve roubo de identidade? É o que aponta um estudo divulgado pela Serasa Experian neste ano. Cada vez mais comum em todo o mundo, os chamados golpes digitais são discretos e, muitas vezes, fazem com que a vítima nem imagine que esteja acontecendo. Até que a surpresa aparece: nome sujo, dívidas anônimas feitas em seu nome e até crimes mais sérios surgem, como sonegações e abertura de empresas falsas com seu CPF. Por isso, listamos algumas dicas para você se proteger e fugir dos tipos de golpes mais comuns.

1 – E-mails falsos (ou pishing)

Muito cuidado ao abrir e-mails, principalmente os de bancos ou de órgãos públicos. Geralmente, eles são falsos. Evite fornecer informações bancárias ou pessoais sem necessidade – muito dificilmente, um banco irá pedir para você passar informações sigilosas por e-mail, exatamente por não ser um ambiente totalmente seguro.

2 – Compras no final de ano

É normal, nas festas de final de ano, o número de crimes digitais acontecerem em todo o país. Isso acontece porque o número de compras aumenta muito, com as grandes promoções das lojas online acontecendo o tempo inteiro. Mas, cuidado: nem sempre uma loja digital é 100% segura. Prefira realizar compras em lojas que você já conhece e confia, e desconfie de promoções milagrosas.

3 – Cuidado com os apps!

Com o crescimento e evolução dos smartphones, era de se esperar que usuários mal-intencionados também iriam começar a atacar os gadgets. Por isso, cuidado ao instalar um aplicativo cheio de facilidade: geralmente, eles irão roubar seus dados pessoais.

4 – Proteja seu CPF

Você já ouviu falar do SerasaAntifraude? Trata-se de uma ferramenta totalmente digital que ajuda você a proteger o seu bem mais sagrado: o seu nome. Com ele, você recebe alertas sempre que o seu CPF for consultado, empresas que forem abertas em seu nome, e alterações em seu CPF (como negativações).

O serviço acontece em tempo-real, ou seja, na hora que você for consultado, já recebe as informações de consulta. Além disso, a cada 15 dias, você também recebe um relatório por email com todas as informações do seu nome. No total, o SerasaAntifraude monitora todos os meses mais de 100 mil pessoas e já emitiu mais de 139 mil alertas. O melhor é que o serviço é bem acessível, sendo o equivalente a R$ 8,33 no plano anual. A cada 15 dias, também, você recebe um SMS com dicas de proteção.

O serviço do Serasa Antifraude é a melhor forma de garantir que seu nome esteja limpo e acompanhar qualquer movimentação envolvendo os seus dados.

5 – Envio de encomendas

Sabe quando você recebe aquele e-mail com um código de rastreio para alguma compra online que você nem se lembra de ter comprado? Pois é. Trata-se de um golpe relativamente novo e que está fazendo muitas vítimas no Brasil. Para garantir que o remetente do e-mail é confiável, veja sempre o endereço eletrônico que enviou a mensagem: e preste muita atenção, muitas vezes, os domínios são muito parecidos com os sites originais, com apenas alguma mudança de palavra no nome.

6 – Mensagens de negativação de nome

Essa com certeza já aconteceu com você: uma mensagem “curiosa” chega em seu celular dizendo que seu nome irá ser negativado e pedindo para você entrar em contato com uma central de renegociações de dívidas. Ao ligar, a empresa possui muitas informações sobre o seu nome e relembra alguma dívida antiga, que pode ter ficad

... o aberta e você nem se lembrava. Certo?

Errado! Trata-se de um novo tipo de golpe que também está sendo muito comum no Brasil.

Em caso de dúvidas, entre em contato com empresa pela telefone, disponível no site oficial. Você também pode consultar se seu nome está limpo no site do SerasaConsumidor, porém, você verá apenas dívidas com a Serasa, a de outras empresas como SPC e Boa Vista, ou cartões, por exemplo, não. Para consultar tudo de uma vez, basta ter o SerasaAntifraude, que mostra o relatório completo e indica caso tenha alguma negativação.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.