Se voc? gosta de GIFs animados talvez se surpreenda com o WebM. O formato, que tem apenas quatro anos, traz inova??es pensadas para a Internet atual e tecnologias futuras. Ao contr?rio do GIF, que possui mais de 20 anos e um formato pensado para o in?cio da Internet onde as conex?es eram lentas e os computadores trabalhavam com poucas cores. Em um futuro breve, o velho GIF pode sair de cena.

Windows 8 ganha suporte nativo para v?deos em MKV com legendas

O GIF, que pronuncia-se Jiff, nasceu em 1987 e sua sigla significa?(Graphics Interchange Format). Foi desenvolvido pela Compuserve com o intuito de ser um formato colorido de f?cil leitura pelos navegadores da ?poca. O formato tamb?m conta com a op??o Interlacing, que faz com que a imagem seja lida linha por linha fazendo com que ela seja carregada aos poucos, o que fazia muito sentido em uma ?poca em que as conex?es mais r?pidas atingiam apenas 56 kpbs.

WebM pode substituir o Gif; entenda o formato de v?deo animado em frames (Foto: Reprodu??o/Wikipedia)

Al?m disso, o GIF conta com uma paleta de 256 cores n?o sendo indicado para grandes formatos de fotografia mas sim pequenos formatos como ?cones ou pequenas anima??es. As anima??es, ou Gifs animados, s?o um conjunto de GIFs encapsulados dentro de outro GIF e permitem reproduzir qualquer tipo de anima??o ou v?deo neste formato sem som e dentro da paleta de 256 cores que o formato suporta.

Com base nestes dados, vemos que o formato GIF Animado necessita que o arquivo seja totalmente carregado para que a anima??o aconte?a. Isso pode ser demorado, dependendo do tamanho do v?deo convertido, sua resolu??o e peso. Com isso, consumimos muito mais banda e recursos do navegador para sua leitura do formato. Experimente entrar em uma p?gina com dezenas de gifs e veja como o navegador fica lento.

Como compartilhar gifs no WhatsApp? Comente no F?rum do TechTudo.

Pensando em toda essa banda e recursos consumidos e na defasagem deste tipo de formato o Google apresentou em 2010 o formato WebM. Um formato de v?deo compactado que pode ser usado com ou sem som e utiliza codecs VP8 e Vorbis dentro de uma estrutura multim?dia Matroska.

A estrutura do WebM foi pensada para a Internet que temos hoje e com base em futuras tecnologias. Sendo assim, o arquivo WebM conversa nativamente com o HTML5 n?o exigindo um download completo do arquivo, uma paleta de cores incrivelmente superior e compatibilidade total com dispositivos m?veis e de baixo consumo de energia.

O Codec VP8 desenvolvido pelo Google j? possui um substituto chamado VP9 que suporta v?deos em 4K entre outros adventos que fazem com que o formato WebM d? um banh

... o quando se fala em exibi??o de v?deo ou compress?o de imagem, sem perda de qualidade. Seus arquivos possuem um tamanho relativamente pequeno e sua execu??o ? feita via streaming de dados fazendo com que o tamanho e qualidade dos arquivos seja seu grande diferencial.

A ironia fica por conta de que o pr?prio Google anunciou na ?ltima semana um bot?o para cria??o de GIFs a partir de v?deos do YouTube, v?deos ali?s que j? utilizam a tecnologia WebM no caso dos players em HTML5.

Agora resta saber se ambos os formatos andar?o lado a lado na Internet ou aposentaremos o velho GIF dando prioridade ao WebM.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.