Transformar uma TV de tubo em digital é possível com uma dica simples. A substituição do sinal analógico pelo digital começou em 2016, com previsão de término até 2018. A tecnologia oferece maior qualidade de áudio e imagem, sem chuviscos e fantasmas. Para desfrutar da novidade, o consumidor precisa ter uma televisão moderna e que tenha sido fabricada a partir de 2010.

Porém, muitos brasileiros ainda utilizam as famosas TVs de tubo que não contam com suporte nativo ao novo sinal. Se você é uma dessas pessoas e não pretende trocar de aparelho, confira a seguir o passo a passo de como transformar a sua televisão antiga em digital.

O que comprar?

Para captar o sinal digital em sua televisão de tubo, é necessário adquirir um conversor externo e uma antena UHF/ VHF. Ambos os aparelhos podem ser encontrados facilmente em lojas do Brasil e geralmente são vendidos por aproximadamente R$ 100. Os dispositivos são responsáveis por receber e converter o sinal digital, para que o televisor antigo entenda sem nenhum problema.

Conversor digital da Intelbras (Foto: Thiago Rocha/TechTudo)

Existem dois modelos de antena disponíveis para o consumidor: interna e externa. A primeira é mais portátil e indicada para quem mora perto de uma torre de transmissão de TV, enquanto a externa é para regiões com pouca cobertura de sinal digital e necessita ser instalada na parte de fora da sua residência.

Transformando TV de tubo em digital

Após adquirir os produtos citados acima, o consumidor precisa instalá-los para que a televisão receba o novo sinal:

Passo 1. Procure na sua televisão pelas entradas de áu

... dio e vídeo composto, elas ficam atrás do aparelho e possuem as cores vermelho, amarelo e branco;

Painel traseiro de uma TV de tubo (Foto: Thiago Rocha/TechTudo)

Passo 2. O conversor digital traz na caixa um cabo RCA e uma fonte de alimentação. Conecte uma ponta desse cabo ao aparelho e encaixe o plugue da fonte na porta correspondente. Além disso, ligue o cabo coaxial da antena na conexão indicada por RF IN, ANTENA, UHF ou ANT IN.

Conexões do conversor digital (Foto: Thiago Rocha/TechTudo)

Passo 3. Encaixe a outra ponta do cabo RCA na televisão, exatamente na entrada que demonstramos no “Passo 1”;

Entradas de áudio e vídeo composto (Foto: Thiago Rocha/TechTudo)

Passo 4. Ligue o conversor e a televisão na tomada e, em seguida, selecione a entrada A/V;

Passo 5. Alguns canais já estarão sintonizados, mas é recomendado realizar uma nova busca para encontrar outros. Para isso, aperte a tecla “Menu” do controle do conversor, vá até as configurações e procure por alguma referência à “Busca automática de canais” ou “Atualizar canais”;

Após o término do processo, você já pode aproveitar a programação da TV Digital Aberta na sua televisão de tubo. Caso ainda tenha alguma dúvida em relação à instalação do conversor digital, recomendamos consultar o manual do aparelho ou um técnico especializado.

Como usar o WeCast para assistir Netflix e filmes? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.