O Windows Hello, lançado em 2015, é um sistema de segurança da Microsoft integrado à dispositivos com Windows 10. O software permite usar aparelhos como smartphone, pulseira digital e relógio inteligente — conhecidos como smartband e smartwatch — para destravar de forma mais fácil, rápida e segura o seu PC (desktop) ou notebook com o sistema operacional da fabricante. Para isso, o recurso utiliza uma tecnologia com modernos sensores que são capazes de reconhecer rosto (em contraste à polêmica do Face ID, do iPhone X, da Apple), íris (ocular) ou impressão digital do próprio usuário, sem a necessidade de usar uma senha.

Todos os truques do Windows 10

Windows Hello desbloqueia computador usando smart band (Foto: Divulgação/Divulgação)

O que é Windows Hello?

O Windows Hello permite desbloquear seus aparelhos com Windows 10, como laptop, PC, tablet e smartphone por meio de um sistema de biometria que reconhece o rosto, íris ou impressão digital. Usa leitores de impressão digital e câmera como uma alternativa mais segura às tradicionais senhas em texto.

A ferramenta também tem como diferencial a integração com diversos dispositivos, o que é útil, por exemplo, para bloquear o acesso ao computador de forma preventiva caso tenha esquecido. O recurso utiliza seus aparelhos emparelhados com o PC para bloqueá-lo automaticamente quando estiver longe.

Que tipo de biometria o Windows Hello usa?

O serviço tem uma tecnologia capaz de fazer uma identificação biométrica através do reconhecimento facial, varredura de íris e scanner de impr

... essões digitais. Dessa forma, o Windows Hello se torna mais rápido e seguro o desbloqueio de aparelhos se comparado às senhas tradicionais que podem ser compartilhadas ou perdidas.

Reconhecimento facial do Windows Hello (Foto: Divulgação/Microsoft)

Durante um teste, a ferramenta mostrou que a sua tecnologia é eficiente, já que ela consegue distinguir gêmeos idênticos, possibilitanto assim o acesso ao dispositivo a apenas uma pessoa — que seja a real dona daquela máquina.

Quais os requisitos do Windows Hello?

O Windows Hello tem alguns requisitos no que diz respeito ao hardware (nem todo computador pode executá-lo). Sendo assim, o usuário precisa se certificar que tem o equipamento adequado para usar o recurso ou atualizar sua máquina.

Reconhecimento facial

O dispositivo precisa ser compatível com o Windows Hello. A Microsoft orienta alguns modelos equipados com os sensores necessários como Dell XPS 13 9360, Acer Switch Alpha 12, Lenovo YOGA 910, entre outros. Para fazer o reconhecimento facial, é necessário que o usuário tenha uma câmera com sensor infravermelho, como é o caso da RealSense 3D, desenvolvida pela Intel.

Configurando o perfil do usuário via Windows Hello (Foto: Divulgação/ Microsoft)

Impressão digital

No caso do leitor de impressão digital, todos os equipamentos compatíveis com a tecnologia podem ser usados, inclusive muitos fabricantes já incluem na máquina como Surface Pro 4 e Surface Book. Também é um acessório que pode ser facilmente acoplado ao seu computador e é encontrado por menos de R$ 100.

Leitor de Impressão Digital para Windows Hello no Surface Book (Foto: Divulgação/Microsoft)

Leitor de íris (ocular)

Outro requisito é um leitor de íris, que pode ser encontrado, por exemplo, nos smartphones Lumia 950 e Lumia 950 XL. Os Lumias já tiveram fabricação suspensa pela Microsoft, mas não faltam aparelhos como iPhone, da Apple, a linha Galaxy S, da Samsung e outros com a mesma função.

Quais apps são compatíveis com o Windows Hello?

Os usuários podem usar o sistema de autenticação biométrica do Windows Hello em diversos aplicativos e não apenas para desbloquear o sistema operacional Windows 10: Dropbox, Enpass, 8 Zip, FourBudget, OneDrive, ShareFile, Passwords10, OneLocker Password Manager, Cloud Drive!, Flow Mail, Hopic Explorer e One Messenger. Apps de armazenamento na nuvem, e-mail e mensageiro são alguns exemplos de software que podem ficar mais seguros.

Apps compatíveis com o Google Hello (Foto: Divulgação/ Microsoft)

O que muda na segurança com o Windows Hello?

O sistema de identificação por biometria via impressão digital, leitura de íris ou reconhecimento facial tende a ser mais seguro que as tradicionais senhas, que podem ser fáceis, esquecidas, roubadas e até mesmo hackeadas. O Windows Hello deixa mais protegidas suas fotos, vídeos, dados, aplicativos e demais serviços salvos nos seus dispositivos compatíveis com a ferramenta. Veja o vídeo abaixo.

Via Lifehacker e Microsoft



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.