A Microsoft liberou a build 17040 para participantes do Insider Preview, o programa de testes do Windows 10. O update traz como destaques uma série de novos gestos para agilizar a escrita em aparelhos touchscreen, além de uma configuração avançada que promete melhorar a qualidade da imagem em máquinas que contam com display com tecnologia HDR.

Veja mais detalhes das novidades que a build trouxe para o sistema operacional. A atualização está disponível para os grupos Fast Ring e Skip Ahead.

Veja os destaques da build 17040 para Windows 10 (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Ajuste HDR

A Build 17040 traz um ajuste refinado de imagem. Mesmo que o conteúdo esteja em SDR (Standard Dynamic Range), poderá ser ajustado para se adaptar melhor em aparelhos com tela HDR (High Dynamic Range). O recurso estará disponível apenas para máquinas com display HDR, acessível nas configurações de vídeo.

... 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">

Ajuste está disponível para dispositivos com HDR (Foto: Divulgação/Microsoft)

Acessibilidade

A nova atualização também traz mais opções de acessibilidade. Em ''Facilidade de Acesso'', será possível configurar a espessura do cursor, a cor e o tamanho do ponteiro, além de mudar o feedback do touch em telas sensíveis ao toque.

Novos gestos e melhorias de performance

A atualização também adiciona novos gestos que prometem agilizar a vida de quem escreve na tela. A Fall Creators Update recebeu uma função que permite digitar deslizando o dedo apenas no modo de teclado para uma mão. Agora, esse mesmo recurso, semelhante ao Swype, foi inserido no teclado virtual normal.

Função de digitar deslizando os dedos foi liberada para teclado normal (Foto: Divulgação/Microsoft)

Outro gesto vai facilitar a divisão das palavras: para quem usa a digitação por desenho, basta fazer um sinal abaixo da palavra para afastar as letras. Para unir, o sinal é feito acima, como mostra o GIF abaixo. Bem simples e prático.

Gesto facilita separação de palavras (Foto: Divulgação/Microsoft) (Foto: Microsoft)

Outro comando por meio gestos permite apagar o texto da caixa de caligrafia, apenas fazendo o sinal de um "L" invertido. O texto também é enviado para a aplicação de forma automática, como mostra o GIF.

Nova forma de limpar a caixa de texto (Foto: Divulgação/Microsoft) (Foto: Microsoft)

O sistema também ganhou uma série de melhoria e correções gerais. Com a Build 17040 não é mais possível remover a pasta "Windows.old", que causava instabilidade com a sua exclusão. Também foi corrigido um problema que causava o crash do sistema e exibia a mensagem BAD_POOL_CALLER.

A Microsoft também já identificou uma série de problemas que devem ser corrigido nas próximas atualizações. Um deles é referente a alguns jogos da Tecent, como League of Legends e NBA 2k Online. Um bug faz com que estes games não funcionem de forma adequada em sistemas 64-bit. Um outro erro faz com que alguns aplicativos de VPN possam apresentar falha de conexão. A correção deve vir na próxima Build da versão de teste do Windows 10.

Via Microsoft

Qual o melhor Windows de todos? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.