Os jogos de detetive combinam suspense, terror, investigação e carregam até mesmo uma pitada de humor. Mas, seja qual for o estilo, esses títulos são capazes de imergir o jogador em grandes histórias de intriga e mistério. L.A. Noire, Gabriel Knight e Her Story são alguns dos nomes que encerram o caso como os melhores do gênero. Confira a lista completa.

L.A. Noire

L.A. Noire é um game de investigação da Rockstar lançado em 2011 para PC, PS3 e Xbox 360 e remasterizado para PS4, Xbox One e Switch em 2017. Ao contrário da série GTA, popular por mostrar o mundo do crime com mais ação, L.A Noire recria o charme dos filmes clássicos de policial e insere o jogador em uma Los Angeles dos anos 40, repleta de casos não solucionados. No papel de Cole Phelps, um policial promovido a detetive, você pode analisar as expressões faciais e comportamento dos suspeitos para obter pistas e mudar o rumo de cada caso.

L.A Noire (Foto: Divulgação/Steam)

Sherlock Holmes: Crimes & Punishments

Quando falamos em investigadores, é inevitável pensar em Sherlock Holmes. Crimes and Punishments é um jogo para PC e consoles que adapta muito bem as histórias de Arthur Conan Doyle e combina a jogabilidade em terceira pessoa com o estilo investigativo do gênero point-and-click. Usando as habilidades de Sherlock Holmes e de seu fiel companheiro Watson, o jogador é capaz de observar cada detalhe da cena, interrogar suspeitos e tirar suas próprias conclusões sobre cada caso.

... ontainer" style="padding-bottom: 54.3884892086%;">

Sherlock Holmes: Crimes & Punishments (Foto: Divulgação/Steam)

Her Story

Her Story é um título para PC do mesmo autor de Silent Hill: Shattered Memories. Apesar de não seguir a mesma veia do terror, o jogador embarca em uma história de mistério não linear, repleta de intriga e diferentes pontos de vista. Como investigador, seu papel é analisar um banco de dados com entrevistas sobre um caso peculiar. A maneira como o enredo se desenvolve é o que torna este FMV impactante.

Her Story (Foto: Divulgação/Steam)

Tesla Effect: A Tex Murphy Adventure

Os games do tipo "filme" já foram muito populares entre o gênero de investigação, incluindo a série Tex Murphy, que deixou sua marca nos anos 90. Com Tesla Effect a série retornou do hiatus e trouxe toda a essência da época para os tempos atuais no PC, com grandes cenários e atuações. Os quebra-cabeças são intrigantes e a narrativa imersiva, com diálogos e personagens bem escritos. Para quem gosta do estilo e de uma boa dose de humor, o título é indispensável.

Tesla Effect: A Tex Murphy Adventure (Foto: Divulgação/Steam)

The Vanishing of Ethan Carter

Os jogos de detetive também têm seus destaques em primeira pessoa. Em The Vanishing of Ethan Carter, você assume o controle de Paul Prospero, um detetive com poderes sobrenaturais. Inspirado pelo estranho e macabro, o game mescla suspense, investigação e uma pitada de terror. A exploração é o ponto-chave e, com ela, o jogador escolhe seu caminho e procura pistas para descobrir o paradeiro de Ethan Carter.

The Vanishing of Ethan Carter (Foto: Divulgação/Steam)

Grim Fandango

Grim Fandango está na lista de clássicos que você precisa jogar alguma vez na vida. A versão remasterizada levou este clássico para PC e consoles com um visual repaginado. No game, algo não cheira bem no mundo dos mortos e Manny Calavera, um agente de viagens do Departamento da Morte, decide investigar uma suposta conspiração. Manny pode não ser um detetive, mas a atmosfera faz com que você se sinta um.

Grim Fandango (Foto: Divulgação/Steam)

Kona

Kona é game para PC e consoles que se passa nas florestas do Norte do Canadá nos anos de 1970. Carl Faubert, um detetive particular, é contratado para investigar atos de vandalismo em uma propriedade particular. No entanto, antes de conseguir encontrar seu cliente, ele se vê preso em uma vila tomada pela neve. O título gira em torno de eventos sobrenaturais, combinando sobrevivência, terror e investigação.

Kona (Foto: Divulgação/Steam)

Gabriel Knight: Sins of the Fathers

Gabriel Knight: Sins of the Fathers é outro clássico dos anos 90 que merece seu lugar nesta lista - especialmente o remake de 20 anos de aniversário. Gabriel Knight não é um detetive, mas, sim, um escritor à beira da falência, que procura inspiração para um novo livro em uma série de assassinatos recentes na cidade de Nova Orleans. Quando a polícia não dá a devida atenção caso, Gabriel decide averiguar por si mesmo.

Gabriel Knight: Sins of the Fathers (Foto: Divulgação/Steam)

Deadly Premonition

Deadly Premonition é um dos títulos mais estranhos que você jogará nos PC e consoles. Seus personagens excêntricos e falta de “polimento” são considerados um dos seus maiores charmes. Inspirado na série de David Lynch, Twin Peaks, o jogo se divide em momentos de suspense e terror, com outros de ação e aventura. O protagonista é Francis York Morgan, um detetive de personalidade peculiar que deve investigar os misteriosos assassinatos na pequena cidade de Greenvale.

Deadly Premonition (Foto: Divulgação/Steam)

Danganronpa: Trigger Happy Havoc

Em Danganronpa: Trigger Happy Havoc, um grupo de alunos acaba preso em um dos colégios mais renomados do Japão e tornam-se parte de um jogo mortal. Os estudantes são aprisionados na companhia de misterioso urso chamado Monokuma. A criatura instiga os adolescentes a assassinar seus colegas de classe, oferecendo liberdade como recompensa - ou seja, o cenário perfeito para um game de investigação. Com Monokuma como juiz, seu papel é encontrar pistas para descobrir a verdade sobre cada incidente.

Danganronpa: Trigger Happy Havoc (Foto: Divulgação/Steam)

The Wolf Among Us

The Wolf Among Us é uma produção da Telltale, conhecida pela aclamada série The Walking Dead. A maneira da produtora de contar suas histórias também deu origem a um ótimo título de investigação inspirado nos quadrinhos Fables, publicados pela DC Comics. O game se divide em episódios e traz séries vindas direto das fábulas, porém, em um universo mais sombrio. O jogador controla Bigby, um detetive que deve manter a paz entre os contos de fada.

The Wolf Among Us (Foto: Divulgação/Steam)

Observer

Observer é um jogo cyberpunk para PC e consoles no melhor estilo Blade Runner – e, inclusive, conta com a atuação de Rutger Hauer como protagonista, ator que trabalhou no filme original. O título é da mesma produtora de Layers of Fear e abusa do mesmo realismo e cenários psicodélicos para inserir o jogador em uma aventura de investigação e terror psicológico. O personagem principal é Daniel Lazarski, um detetive conhecido como Observador, capaz de hackear a mente humana. Em busca de pistas sobre seu filho desaparecido, Adam, o veterano descobre diversos casos nos cortiços de Classe C da cidade.

Observer (Foto: Divulgação/Steam)

Você gosta de jogos de investigação? Comente no fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.