Os 50 anos da programação para crianças é celebrado no Doodle do Google desta segunda-feira (4). A página inicial do Google Search traz um game interativo que mostra alguns conceitos básicos de lógica, usados para ensinar os mais jovens de uma forma lúdica o que está por trás dos códigos.

O desenvolvimento do jogo contou com a participação de um time de peso. Além da equipe própria do Doodle, a criação teve a participação de pessoas ligadas ao Google Blockly e do MIT Scratch, dois aplicativos web voltados para o ensino de programação para crianças.

... lass="content-media__gif-container__gif-player">

Doodle levanta importância de programação para crianças (Foto: Divulgação/Google) (Foto: Google)

Como jogar/programar

A proposta do Doodle do Google é despertar o interesse das crianças por lógica e programação. Para jogar é bem simples: basta movimentar o coelho para comer a cenoura. Porém, só é possível fazer isso com os comandos básicos de movimentação, que ficam na parte inferior da tela.

Objetivo é comer todas as cenouras usando menos comandos (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro) (Foto: Gabriel Ribeiro)

Arraste o comando para a barra e aperte o play. Faça isso quantas vezes for necessário para concluir o objetivo. Ao todo são seis níveis, que vão aumentando de dificuldade conforme cada fase é concluída. Cada nível pode ganhar novo tipo de movimento. A ideia é fazer o coelho comer todas as cenouras usando a menor combinação de comandos possível. O jeito mais simples de terminar cada fase é premiado com uma medalha.

Programação para crianças

Logo, criado na década de 60, é um dos primeiros softwares de ensino de programação para crianças (Foto: Reprodução/Youtube) (Foto: Youtube)

A história da programação voltada para o público infantil começou por volta de 1960, quando pesquisadores do MIT liderados pelo professor Seymour Papert criaram a Logo — o primeiro código com design pensado para crianças.

O Doodle do Google de hoje traz semelhanças com a Logo. No programa da década de 1960, uma tartaruga é criada na tela e se movimentava conforme os comandos digitados por quem interage com ela. Uma forma básica de ensinar as crianças os conceitos de lógica por trás da programação.

História do Doodle do Google; vídeo

Via Google



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.