O Google anunciou novas regras de segurança para aplicativos, com o objetivo de impedir a coleta de informações desnecessárias dos usuários de celulares Android. Os apps que lidam com dados pessoais ou do dispositivo serão obrigados a disponibilizar sua própria política de privacidade.

Além disso, se esses dados não tiverem relação com a função principal do software, ele deverá informar, em destaque, como a informação será utilizada e pedir permissão ao usuário antes de realizar toda e qualquer transferência.

Com a mudança, informações como e-mail, número de telefone e até mesmo os arquivos que o usuário tem instalado devem ficar mais protegidas. Por exemplo, durante uma análise e produção de um relatório de erros, o aplicativo não vai poder enviar a lista de aplicativos instalados no smartphone sem o consentimento do proprietário do aparelho.

A medida vale tanto para apps da Play Store quanto os de fora. Quando um aplicativo desrespeitar a norma, o Google vai exibir avisos advertindo sobre o risco nos aparelhos e também em sites que distribuem o software. Ao que tudo indica, a gigante de buscas está lançando uma série de alterações visando a preservação seus usuários. A nova política vem logo após o banimento dos anúncios na tela de bloqueio do Android.

Desenvolvedores

Os desenvolvedores terão até 30 de janeiro para se adequar às regras de coleta de dados. As páginas de malware e software indesejados e de verificação de aplicações e recursos do Google oferecem assistência àqueles que encontrarem problemas com seus programas. Os apps publicados na Play Store devem seguir critérios específicos, que podem ser verificados no guia de recursos para desenvolvedores,

... ="_blank"> atualizado em novembro.

Com informações do Google Security Blog

Como descobrir o que o Google sabe sobre mim? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.