A Avast anunciou nesta segunda-feira (4) a chegada de dois novos programas para proteção do macOS, o sistema operacional dos computadores da Apple. O Security Pro é um antivírus que conta com algumas funções extras para prevenção contra ransomware, tipo de ataque usado por hackers no "sequestro dos dados". Outro app é o Cleanup Pro, que oferece soluções para limpeza de arquivos do sistema operacional — já existe uma função do Avast Cleanup para Windows.

Os dois softwares estão disponíveis para compra no site da Avast — ainda não estão na App Store do macOS. O preço da licença de UM ano para o Avast Security Pro e do Cleanup Pro é R$ 119 cada. Comprando os dois juntos o preço vai para R$ 159. Entenda como funciona a proteção para Macs.

Avast Security Pro promete proteção contra malwares no macOS (Foto: Divulgação/Avast) (Foto: Avast)

Os softwares chegam em um momento que a segurança do macOs é posta em xeque. O sistema operacional da Apple tem sofrido com problemas com a exploração de falhas. O exploit mais recente, descoberto na semana passada, permitia o acesso de administrador para qualquer usuário sem a necessidade de colocar senha ou login. Entre outros casos, a Avast também tem notado um aumento no número de ameaças desenvolvidas para o sistema. Em 2017, os aplicativos de proteção da empresa bloquearam mais de 250 milhões de ameaças voltadas para o macOS.

O mais comum é o adware, tipo de programa que exibe anúncios indesejados. A segunda maior ameaça são os PUPs, softwares que se instalam no computador sem o consentimento do usuário. Os outros problemas mais corriquei

... ros são o acesso a sites que descarregam algum tipo de script malicioso, seguido de trojans e ransomwares. Veja os ransomware mais populares para o Brasil.

Além disso, donos de computadores com macOS podem estar vulneráveis a invasões por domínio indesejado do roteador. Só neste ano, a Avast diz ter bloqueado mais de 100 milhões de ameaças deste tipo. Vale lembrar, que o macOS foi um dos sistemas afetados pelo KRACK, falha no protocolo WPA2 que permitia um hacker interceptar os dados trocados pela rede. Faz sentido protegê-lo.

Security Pro e Cleanup Pro: o que há de novo

Cleanup Pro permite liberar espaço no HD ao eliminar arquivos duplicados (Foto: Divulgação/Avast) (Foto: Avast)

Um dos destaques do Security Pro é a proteção contra ramsonware. O aplicativo permite isolar os arquivos pessoais, como fotos ou documentos e protegê-los antes que sejam cifrados por um malware do tipo. Desta forma, caso o computador seja alvo de um ataque que bloqueia arquivos, esses dados estarão protegidos contra a criptografia e não poderão ser alterados sem permissão.

Além disso, também traz o Wi-Fi Inspector, função que oferece informações detalhadas de uma rede de Internet sem fio em tempo real, como se a senha de acesso é segura, quem está tentando conectar e se a conexão está protegida com algum tipo de criptografia. Vale notar que o já existente Avast Security para macOS traz uma versão gratuita, porém essa alternativa não conta com estas duas opções, apenas com a proteção contra malwares e a detecção de sites suspeitos na Web.

Já o Cleanup Pro permite executar pequenas limpezas no sistema operacional. Com uma interface simplificada, ele permite eliminar logs do sistema, arquivos temporários e cache do navegador. Outra função é a detecção de arquivos duplicados, liberando espaço no HD do seu computador.

Chrome está abrindo páginas sozinho, como resolver? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.