Dados pessoais de 31 milhões de usuários do aplicativo de teclado virtual A.I.type vazaram na internet. Segundo a empresa de segurança Kromtech Security Center, que descobriu a falha, 577 GB de informações foram expostas porque o servidor estava online e desprotegido, ou seja, sem senha ou qualquer forma de segurança. Consequentemente, as informações estavam acessíveis a qualquer um.

O app, que aprende com o estilo de digitação, está disponível para smartphones Android e iPhone (iOS), mas apenas usuários do sistema do Google foram afetados. Vale lembrar que o A.I.type está disponível no Brasil tanto na Apple Store quanto na Google Play Store.

A.I.type Keyboard teve dados de milhões de usuários vazados (Foto: Divulgação/A.I.type Keyboard)

Entre os dados vazados estão nomes completos e e-mails dos usuários, modelo do dispositivo, idiomas habilitados, número do IMEI, país de residência, localização e informações associadas a redes sociais, como datas de nascimento e fotos do Facebook e Google+. Além disso, foram encontrados cerca de 10 milhões de e-mails e 373 milhões de números de telefone originados, ao que tudo indica, dos contatos registrados nos celulares. Já senhas e dados de pagamento não foram expostos.

Coleta de dados

Ao instalar o A.I.type, o usuário precisa autorizar o acesso a todos os dados do aparelho, o que indica o motivo de um simples app de teclado ter tantas informações. O site do aplicativo afirma que toda informação cedida p

... elos usuários é “encriptada e privada”, no entanto, o servidor que vazou não estava encriptado. Em declaração ao site Digital Trends, o criador do software, Eitan Fitusi, disse que o objetivo da coleta de dados é apenas estatístico, visando ajudar a alimentar o mecanismo de previsão do teclado.

A empresa, que tem base em Israel, informou que já tomou providências para tornar o servidor seguro. O vazamento teve escala mundial e, como o A.I.type pode ser encontrado na Google Play Store brasileira, os usuários devem ficar atentos e tomar medidas de segurança. Por precaução, vale até alterar suas senhas, caso tenha o app instalado e suspeite que possa ter sido afetado. E atenção: seja cuidadoso ao instalar novos aplicativos, verificando a quais dados você permite acesso.

Com informações da MacKeeperSecurity e Digital Trends

Como resolver falha no teclado virtual do celular? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.