Pesquisadores da Universidade de Washington criaram um protótipo que permite um objeto de plástico, criado em uma impressora 3D, se comunicar na rede Wi-Fi sem a necessidade de bateria. A tecnologia à primeira vista pode parecer rudimentar, mas tem sido apontada com potencial de revolucionar a Internet das Coisas.

A ideia no futuro é permitir que objetos possam desempenhar tarefas básicas de comunicação, como informar que um recipiente está vazio, sem necessariamente estar conectado a uma fonte de eletricidade.

Objetos impressos em plástico se 'comunicam' de forma wireless (Foto: Mark Stone/University of Washington)

O projeto utiliza a reflexão das ondas eletromagnéticas para enviar sinais na rede wireless. Os objetos são impressos em plástico, mas trazem na composição materiais condutores como filamentos de grafeno e cobre.

Para entender, imagine uma conexão entre um roteador e um smartphone em um lugar sem obstáculos. Os sinais eletromagnéticos são transmitidos de forma constante, sem interferência. Basicamente, a pesquisa coloca o objeto para criar uma pequena distorção no sinal, que pode ser captado e interpretado por outro dispositivo conectado à rede, como um celular, por exemplo.

... /p>

Objeto em 3D traz material condutor para altera ondas eletromagnéticas (Foto: Divulgação/Washington University)

Em um exemplo, os pesquisadores criaram um anemômetro, equipamento utilizado para medir a velocidade do vento. Conforme as pás se movem, uma engrenagem gira. Mesmo com equipamento fora da energia, o computador conseguiu interpretar em um gráfico a intensidade. Outro protótipo mostrado usa o mesmo conceito para rolar páginas na internet, como um scroll Wi-Fi.

A tecnologia poderia ser usada para evitar que dispositivos de Internet das Coisas que desempenham funções básicas precisem usar bateria ou estar conectados à tomada. No futuro, ela poderia ser usada, por exemplo, para adicionar a lista de compras algum produto específico, como ração de cachorro ou material de limpeza.

Via TNW e Universidade de Washington



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.