O Firefox Quantum é o novo navegador da Mozilla que promete ser até duas vezes mais rápido do que as versões anteriores. Disponibilizado em novembro para computadores e celulares, o programa traz funções que podem melhorar a produtividade e agilizar tarefas. Ele permite salvar textos online para ler depois, tirar “prints” dos sites forma mais rápida e prática, além de carregar páginas na web de maneira mais dinâmica. Conheça algumas das principais funções do novo rival do Google Chrome e saiba como ativá-las.

Firefox Quantum é o novo navegador da Mozilla (Foto: Divulgação/Mozilla)

Salvar para ler depois

O Firefox Quantum permite salvar sites para ler depois com o serviço Pocket, que fica embutido no navegador. Para usar, basta abrir a página que deseja salvar, clicar no ícone com três pontinhos, ao lado da barra de endereços, e em seguida escolher “Salvar página no Pocket”. Também é possível clicar diretamente no ícone do Pocket, que fica logo ao lado.

... 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">

Firefox Quantum: como usar as principais funções (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

É possível entrar no Pocket com uma conta registrada, caso já tenha, mas não é necessário. A página salva ficará disponível na sua lista personalizada, que pode ser acessada ao clicar na opção “Ver lista no Pocket”, dentro da opção de menu, que fica no canto direito da tela. Os artigos, textos e outras páginas salvas ficarão armazenadas até quando o usuário decidir remover ou mudar sua localização.

Tirar print da tela e salvar na nuvem

Esta nova versão do Firefox tem uma função muito prática. Ela permite capturar a tela atual do navegador e enviar para o armazenamento em nuvem. Isso acontece de forma nativa, sem precisar instalar nenhum aplicativo ou extensão adicional. A novidade pode ser acessada em poucos cliques, no botão de menu principal, no canto direito da tela.

Firefox Quantum traz função nativa para fazer print da tela (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

O arquivo pode ser salvo online e, posteriormente, pode ser baixado para o computador do usuário ou até mesmo gerar um link de compartilhamento para enviar a outras pessoas.

Carregamento mais rápido de páginas

O sistema de carregamento da página no Firefox Quantum foi reformulado e permite descartar elementos desnecessários, que prejudicam o processamento do computador na hora de abrir qualquer site.

Firefox Quantum: como usar as principais funções (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

A Mozilla afirma que a proteção contra rastreamento do navegador pode deixar o software até 44% mais rápido, mas é preciso ativar a função manualmente. Para fazer isso, abra as preferências do navegador e clique em “Privacidade e Segurança”. Em seguida, role a tela até encontrar a opção “Proteção contra rastreamento” e selecione a opção “Sempre”. O Firefox bloqueará, automaticamente, scripts e propagandas que podem prejudicar o carregamento da página.

Personalização

O novo Firefox mantém a opção de personalização já vista em versões anteriores, mas melhora a interface e facilita as mudanças para o usuário. Agora, é possível modificar rapidamente os ícones que aparecem na principal tela do navegador, por exemplo. Para isso, comece selecionando o menu de configurações, no canto direito da tela, e depois vá em “Personalizar”.

Firefox Quantum: como usar as principais funções (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Por fim, basta escolher quais ícones você quer deixar mais acessíveis para o futuro, como Preferências, Controles de Zoom, Extensões, Salvar Página ou Histórico, por exemplo. Arraste o ícone desejado para a área solicitada, como mostrado na imagem abaixo e, em seguida, feche a personalização. Para remover, basta fazer o contrário.

Firefox Quantum: como usar as principais funções (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Sincronizar tudo

Por fim, o Firefox Quantum também permite continuar salvando tudo que é seu na web: páginas visitadas, favoritos, nomes de usuário salvos, no Sync. Assim, o conteúdo pode ser acessado em qualquer dispositivo em que o navegador está instalado, incluindo celulares.

Firefox Quantum: como usar as principais funções (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Para usar, porém, é necessário ter uma conta gratuita registrada no Firefox. Em seguida, no menu inicial escolha “Entrar no Sync” para, logo depois, entrar com seu login e senha, para começar a sincronizar de forma automática.

Qual é o melhor navegador para celular? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.