Pesquisadores da Universidade de Tóquio desenvolveram uma tela capaz de se autorregenerar. Criado com um novo tipo de polímero, o display poderia ser usado em smartphones para evitar a substituição completa após a peça sofrer com riscos e pancadas. O diferencial está em dispensar altas temperaturas para conseguir voltar ao normal.

O estudo chamou a atenção por ter sido publicado na última semana pela revista Science, uma das mais conceituadas do mundo. Embora ainda não tenha sido mostrada na prática, a tecnologia tem sido apontada como bastante promissora.

Tecnologia poderia evitar troca da tela do dispositivo (Foto: Reprodução/Pond5)

A ideia de usar uma tela capaz de se auto regenerar não chega a ser novidade. Um dos primeiros smartphones a adotar uma tecnologia com proposta semelhante foi o LG G Flex 2, lançado durante a CES 2015. O aparelho tem um display curvo, porém é a parte traseira que traz a capacidade de reverter pequenos arranhões, graças a um material chamado de Advanced Self Healing. Outras empresas, como a Motorola, apostam em uma tela inquebrável, como a ShatterShield usada no Moto Z2 Force. Além disso, a fabricante também já obteve uma patente que descreve um polímero capaz de se recuperar com o calor.

No entanto, o que faz o estudo dos japoneses chamar a atenção é a forma como a tecnologia é descrita. O novo polímero não precisa de muito calor para voltar às características originais. Basta usar a fricção dos dedos sobre o componente durante 30 segundos em uma temperatura ambiente de 21º. Após criar o atrito, as rachaduras conseguem se reorganizar e se regenerar.

... sense-techtudo">

O novo polímero foi descoberto por acidente. Um aluno estava preparando o material com um tipo de cola, quando percebeu que após um corte as rachaduras se interligam novamente. Alguns testes posteriores constataram que o componente recupera, inclusive, a rigidez.

Os pesquisadores acreditam que a tecnologia pode ajudar o meio ambiente ao evitar que mais telas sejam descartadas. No entanto, ainda não ficou claro qual o tamanho das rachaduras que o material consegue recuperar. Por enquanto, não há uma expectativa para que o novo componente chegue efetivamente aos smartphones. Se a novidade provar o que promete, pode ser que no futuro não seja mais necessário substituir o vidro dos aparelhos em caso de problema.

Como formatar um celular com a tela ruim? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.