As férias estão chegando – se é que já não chegaram – e é comum as pessoas viajarem para locais em que o 4G não funciona. Pode ser porque estão no exterior e não querem gastar com roaming, ou porque diversas cidades turísticas brasileiras ainda não contam com ampla disponibilidade de conexão sem fio. Para os momentos offline, o TechTudo fez uma seleção de aplicativos úteis que você deveria instalar antes de embarcar rumo ao próximo destino.

É possível assistir filmes, ouvir músicas offline e ler livros e notícias. Além disso, há apps que ajudam a fazer o planejamento da sua viagem e também podem te auxiliar a andar por locais desconhecidos. Os apps funcionam no Android e no iPhone (iOS).

Para ouvir música: Spotify

O famoso aplicativo de músicas permite que o usuário da versão paga faça download das faixas para escutar durante o sossego. São 40 milhões de canções, organizadas por artistas, álbuns, gêneros e as mais variadas playlists. O Spotify é capaz de aprender com o gosto musical do ouvinte e fazer sugestões relacionadas. Você pode criar e baixar sua própria playlist de férias, por exemplo. A assinatura do plano premium custa R$ 16,90 por mês.

Spotify tem acervo com milhões de músicas, álbuns e playlists (Foto: Thiago Barros/Reprodução)

Para ver vídeos: Netflix

Desde o ano passado, a Netflix permite fazer o download de seus conteúdos no aplicativo para smartphones e tablets. A gigante dos streamings possui um acervo enorme de filmes, séries, desenhos, documentários e shows, incluindo conteúdos originais. Nem tudo que está no catálogo pode ser baixado, mas boa parte

... oferece essa facilidade.

Nos detalhes do item, é só clicar no botão de download para que você possa assistir mais tarde. A assinatura mensal da Netflix custa R$ 27,90 e o app está disponível no Android e no iPhone (iOS).

Para se organizar: Google Trips

O Google Trips é um gerenciador de viagens que ajuda o usuário a organizar reservas de voos e hotéis, sugere locais interessantes nas proximidades e até faz planejamentos diários. Disponível para celulares Android e iPhone (iOS), o app tem integração com o Gmail e já coleta tudo que tiver relação com viagens, como as reservas que você faz, de forma automática e fácil. O melhor é que o aplicativo permite que tudo seja visualizado também offline.

Gerenciar suas viagens pode ficar mais fácil com o Google Trips (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Para não se perder: Google Maps

Com o app de mapas do Google, você consegue salvar regiões para visualizar e pesquisar endereços e trajetos mesmo sem conexão com a internet. Presente em 220 países, o Google Maps é o mais completo serviço de mapas: ele permite navegação com GPS em tempo real, exibe informações de transporte público, do trânsito e ainda tem detalhes de milhões de locais, como restaurantes, lojas, aeroportos e pontos turísticos. Essencial para explorar qualquer lugar desconhecido. Pode ser utilizado em smartphones Android e no iPhone (iOS).

Além de rotas, o app de mapas do Google exibe informações de transporte público, trânsito e estabelecimentos (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Para não se embananar com idiomas: Google Tradutor

Caso suas férias incluam uma viagem para outro país, o Google Tradutor pode ser muito útil. O aplicativo faz tradução de mais de cem idiomas a partir do texto digitado na telinha do telefone. Algumas delas, incluindo o português, podem também ser traduzidas por voz; no modo manuscrito; ou apenas apontando a câmera do smartphone para uma placa ou rótulo, por exemplo.

Para usar o app offline, é só baixar previamente os pacotes dos idiomas desejados.

Google Tradutor faz traduções em mais de 100 línguas e disponibiliza várias delas offline (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Para achar aquela atração imperdível: TripAdvisor

Outro aplicativo voltado para viagens que funciona offline é o TripAdvisor. O serviço concentra informações e opiniões sobre hotéis, restaurantes, atrações turísticas e outros locais em todo o mundo.

Os viajantes podem deixar seus comentários, fotos e avaliações, que ajudam outros a descobrir atividades interessantes ─ e a fugir de problemas ─ em qualquer destino. Você pode ainda criar uma conta e salvar seus favoritos para facilitar o planejamento. É possível baixar o conteúdo referente a uma cidade para acessar depois, sem internet.

TripAdvisor, que tem informações sobre cidades de todo o mundo, é referência no ramo de viagens (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Para se divertir com leituras: Pocket

Que tal aproveitar as férias para tirar o atraso na leitura daquelas dezenas de links que você achou ou recebeu nos últimos tempos? O Pocket salva artigos, vídeos e outros conteúdos para que você possa ver mais tarde, inclusive offline. Dá para guardar direto de apps como Facebook e Twitter, com um botão no navegador ou apenas adicionando o link. Além disso, o app, que está disponível para celulares Android e iPhone (iOS), ainda pode ler os textos em voz alta.

Pocket deixa usuário salvar artigos para conferir mais tarde (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Para curtir podcasts: CastBox

O CastBox é um dos melhores agregadores de podcasts e está disponível tanto para celulares Android quanto iPhone (iOS). Por meio do aplicativo, o usuário pode encontrar e assinar gratuitamente podcasts – programas em áudio sobre os mais diversos assuntos – para receber os novos episódios e acessar os antigos, que poderão ser baixados para ouvir quando quiser. O app oferece recomendações com base em categorias ou no seu histórico. São mais de um milhão de podcasts no catálogo.

Organizar e escutar podcasts é bem simples com o CastBox (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Para embarcar em novos livros: Kindle

Com o aplicativo do Kindle, não é preciso ter um leitor de e-books para ler os livros virtuais do acervo da Amazon. O app traz uma interface que otimiza os e-books para uma leitura mais agradável no smartphone ou tablet. Você pode, inclusive, fazer ajustes de tamanho do texto e cor de fundo, destacar trechos e marcar páginas.

Os livros podem ser baixados e lidos a qualquer hora. Há ainda a opção de ler o primeiro capítulo de um livro antes de comprá-lo e alguns clássicos da Literatura estão disponíveis grátis. O app Kindle pode ser utilizado em smartphones Android e no iPhone (iOS).

App do Kindle leva leitura de ebooks para o smartphone com interface confortável (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Qual é o melhor app para baixar músicas no celular? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.