Consumidores americanos entraram na Justiça contra a Apple por causa do desempenho mais lento verificado em celulares da marca. Nesta semana, a Apple admitiu que diversas gerações do iPhone receberam uma atualização de software que limita o desempenho do smartphone. Os aparelhos afetados são:

A lentidão das operações foi percebida por usuários do fórum online Reddit e confirmada por testes de benchmark feitos por desenvolvedores do aplicativo Geekbench, especializado em avaliar a performance de celulares.

A fabricante alega que a medida é necessária para evitar que aparelhos com muito tempo de uso possam ser danificados devido ao desgaste natural da bateria e a velocidade pode ser restaurada trocando o componente por um novo.

Entenda a limitação

A limitação do desempenho foi descoberta por usuários do Reddit, que perceberam que a velocidade do CPU, que costumava ser de cerca de 1.400 MHz no iPhone 6, 1.848 MHz no iPhone 6S e 2.350 MHz no iPhone 7, sofrera uma queda repentina, fazendo com que os modelos deixassem de operar com capacidade total.

A variação, em seguida, foi confirmada pelo desenvolvedor John Poole, do Geekbench. Ele monitorou a performance do telefone por meses e registrou a queda após as atualizações para o iOS 10.2.1 ou 11.2.0. A partir deste momento, a velocidade do CPU pasou a atingir picos de no máximo 600 MHz.

... Shape"> Gráficos indicam redução da capacidade de iPhones antigos (Foto: Reprodução/Geekbench)

Em nota ao site The Verge, a Apple confirmou que estas versões do sistema operacional traziam aplicativos específicos que forçavam a queda do desempenho. Isto ocorre, segundo a desenvolvedora, por que as baterias de íon de lítio perdem qualidade com o passar do tempo e se tornam incapazes de fornecer a energia necessária para manter o smartphone operando com eficiência máxima, o que forçava o sistema a desligar automaticamente para evitar danos aos componentes.

A empresa afirmou também que não descarta expandir o recurso para modelos mais recentes do iPhone. “No ano passado, nós lançamos um recurso para o iPhone 6, iPhone 6S e iPhone SE para diminuir picos de energia para evitar que eles desliguem sozinhos. Agora, nós estendemos a função para o iPhone 7 com o iOS 11.2 e planejamos aplicar este suporte em outros produtos no futuro”, confirma.

Como a redução do desempenho está ligada ao desgaste natural de um componente do telefone, ela pode ser restaurada simplesmente fazendo a substituição da bateria. Usuários que fizeram a mudança confirmaram que seus iPhones voltaram a operar com a performance natural a partir do ponto em que eles trocaram suas baterias antigas.

O processo jurídico

A ação coletiva, iniciada pelos consumidores Dakota Speas e Stefan Bogdanovich, leva em consideração que a Apple nunca informou sobre a limitação. Além disso, os clientes da maçã dizem que o recurso jamais foi aceito por eles e que a decisão faz cair o preço de revenda dos iPhones antigos.

Com informações: MacRumors, The Verge e Reddit

A bateria do iPhone melhorou com o iOS 11.1? Opine no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.