As festas de fim de ano estão chegando e nada como usar aplicativos de celulares gratuitos para deixar as fotos de Natal e Ano Novo ainda mais especiais. Os editores de imagens estão repletos de funcionalidades, desde redes sociais, até a sofisticada modificação de fotos ou a produção de belas colagens.

É bem verdade que o Photoshop – e ele está na lista – se tornou sinônimo de edição de imagem, mas existe uma penca de outras opções. Conheça, nas linhas a seguir, os apps que chamaram nossa atenção ao longo do ano. A maioria dos apps funciona tanto em Android quanto em iPhone (iOS).

10 apps gratuitos para arrasar nas fotos de fim de ano (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

VSCO Cam

O VSCO Cam funciona como uma rede social: você cria um perfil e pode seguir outras pessoas. O usuário tem a possibilidade de postar suas fotos diretamente na rede do VSCO e também compartilhar a publicação no Instagram, Facebook e Twitter. É possível criar coleções de fotos e escrever artigos para acompanhar imagens, que são adicionados à aba “Diário” do perfil.

Como qualquer app de edição de foto que se preze, o VSCO inclui 20 opções de ajustes, como exposição, contraste, realces e Ssmbras, além de dez filtros. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

PicsArt

... ntent-media__image-centered">

À esquerda, a opção de inserir um artigo junto à foto no VSCO. À direita, o resultado do uso de um dos efeitos Mágicos no PicsArt. (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

O PicsArt também funciona como uma comunidade de usuários. As opções de adicionar contatos salvos no celular, amigos do facebook ou conferir as sugestões indicadas pelo app ajudam a começar a montar a sua rede. O usuário pode selecionar seus interesses, como Edição, Retrato e Desenho, e com isso terá acesso a compartilhamentos de integrantes dentro dessas categorias.

O aplicativo inclui várias ferramentas de ajuste e edição de fotos, com dezenas de efeitos de diversas categorias, como Mágico, Desfoque, Artístico, e Pop Art, entre outros. Existem ainda opções de corrigir manchas, reduzir o ruído ou até clarear os dentes e diferentes ferramentas de recorte. Além dos efeitos, o app traz opções para aplicar adesivos. Funciona em Android e iPhone (iOS).

Enlight 2

Enlight 2 faz sucesso entre usuários de iPhone (Foto: Helito Bijora/TechTudo)

Diferentemente dos aplicativos citados acima, o Enlight 2 não é uma rede social. O software de celular foca na edição de fotos com recursos aprimorados. É possível usar a borracha para apagar elementos e substituir por outros; alterar a opacidade da imagem, transformar o tamanho, a posição e ainda preencher partes da imagem com cores, padrões e efeitos de papel. O app inclui ainda diversas opções de mesclagem de imagens, por sobreposição, multiplicação, luz indireta e direta e por escurecimento, entre outras.

Um grande diferencial desse app são os tutoriais que ajudam a entender como funcionam as ferramentas e aparecem durante o uso, quando clicamos sobre uma opção ainda não utilizada. O Enlight 2 é compatível com Android e iPhone (iOS).

S Photo Editor

O S Photo Editor possui uma interface simples e intuitiva. Logo na tela principal, ficam disponíveis os ícones de editar, tirar uma foto, importar do celular e exportar. Além dos efeitos, o app permite trabalhar com o foco das imagens, remover manchas, clarear dentes, desenhar, fazer memes. Também estão disponíveis pacotes de adesivos e de bordas de diferentes tipos para o usuário baixar e usar. Este app está disponível também para IOS, mas possui recursos exclusivos para o sistema Android.

S Photo Editor oferece recursos exclusivos para quem tem Android (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Photo Grid

O ponto forte do Photo Grid, como o nome sugere, são as grades e colagens. Estão disponíveis mais de 300 modelos de grades, além da opção de estilo livre, em que o usuário determina a disposição das fotos. Além dos efeitos presentes em outros apps (recorte, ajustes de luz, adesivos e memes), o app também inclui pôsteres temáticos, efeito de tira de filme, fundos temáticos e os Wow!Filters, que ativam efeitos especiais para selfies e gravações de vídeo.

Outro detalhe interessante é a opção de temporizador na câmera do app, que facilita tirar fotos em grupo. O Photo Grid também funciona como uma rede social e inclui uma aba de Feed, que dá acesso aos perfis de integrantes e outra Líderes em curtidas e de Destaques em categorias como Wow!Filters e Memes. Este app também está disponível para Android e IOS.

Photo Grid permite remover espinhas e rugas em fotos feitas no iPhone e Android (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

InstaSize

O InstaSize possui uma interface simples e minimalista. Além de 58 filtros, o app inclui desde os ajustes mais simples, como contraste e exposição, até os efeitos de branquear os dentes ou reduzir a aparência de acne. Outro destaque são as opções de borda, que incluem pacotes para baixar, cada um contendo uma dezena de opções diferentes, dentro de estilos como Floral, Nórdico e Madeira, entre outros. O app tem uma câmera interna e, além da edição de fotos, é possível editar vídeos e fazer colagens. Roda no Android e iPhone (iOS).

No Photo Grid estão disponíveis muitos adesivos divertidos e o InstaSize, conta com diversos estilos de bordas diferentes (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

YouCam Perfect

O YouCam Perfect também possui efeitos para retirar a oleosidade, e aplicar brilho no olhos. Já o Snapseed possui várias nuances de um mesmo efeito, como no caso do Preto e Branco. (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

Perfeito para os amantes das selfies, o YouCam Perfect traz recursos exclusivos, como blush, correção de nariz e bolsa sob os olhos, modelador de corpo que deixa a pessoa mais magra, e até a opção de deixar a pessoa mais alta. Para se ter ideia, essas são apenas algumas das opções com foco no rosto e no corpo.

Também estão disponíveis ferramentas como molduras, desfocagem de fundo, adesivos e até maquiagem, que fica por conta do aplicativo complementar YouCam Makeup, que também pode ser baixado gratuitamente.

Snapseed

Aplicativo Snapseed permite usar ferramenta de curvas para editar fotos no celular (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

O Snapseed é outro app que se destaca pela facilidade de usar. Depois de abrir uma foto, é só tocar no ícone de edição que todas as opções de ajustes, filtros e molduras irão aparecer, organizadas verticalmente, de forma que é possível ver tudo ao rolar a tela para baixo. São 12 estilos de filtros que dão acesso a diferentes nuances em cada categoria.

De forma prática, o usuário pode regular a intensidade dos filtros movendo o dedo sobre a foto. Dessa maneira também é possível regular a intensidade de ajustes como brilho e contraste. Ao rolar o dedo para baixo e para cima sobre a foto, também é possível navegar pelas diferentes opções como Saturação, Atmosfera, Calor, Altas Luzes e Sombras. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Lightroom

O Lightroom tem uma câmera profissional, que permite regular ISO, WB, etc. Já no Photoshop Fix, é possível modelar o rosto usando o recurso de Dissolver. (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

O Lightroom foi desenvolvido pela Adobe para tornar acessíveis no celular recursos profissionais de edição presentes em programas como o Adobe Photoshop. Nele, há ferramentas para ajustar a temperatura da cor; aplicar ajustes automáticos; usar efeitos de desembaçar, clarear ou vinheta; efeitos de ótica, para ativar a correção da lente, entre muitas outras. Todos os recursos podem ter a intensidade ajustada por controles semelhantes aos encontrados no Photoshop.

Uma particularidade do Lightroom são as formas de captura, que pode ser automática ou profissional. Na opção PRO, é possível ajustar recursos presentes em câmeras profissionais, como ISO, WB, Exposição, ou ainda ativar uma grade para facilitar o enquadramento, modificar a proporção da foto e ativar um temporizador. Para auxiliar na organização, o app permite adicionar sinalizadores, marcar fotos com estrela e criar álbuns. É possível ainda classificar as fotos por data de captura, de importação ou de modificação, e escolher diferentes modos de exibição das fotos. Este app também está disponível para Android e IOS.

Photoshop Fix

Se você der por falta de ferramentas de correção no Lightroom, em relação às que existem no Photoshop, baixe o Photoshop Fix. Esse aplicativo da Adobe complementa as funções do Lightroom ao incluir ferramentas mais específicas de correção. Nele, estão as ferramentas de Dissolver, esculpir formas de objetos ou manipular características faciais, distorcendo regiões da face. É possível remover manchas, imperfeições e também objetos de uma foto. Também estão presentes os ajustes de Exposição, Calidez, Saturação, Sombras e Realces.

A conexão ao Adobe Creative Cloud permite salvar um arquivo editado no app em PSD, inclusive com camadas, e continuar editando no Photoshop no computador. Outro recurso de interação com produtos da Adobe é a opção de publicar projetos na comunidade do Behance. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Como fazer download seguro do Photoshop? Opine no Fórum TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.