O ano de 2008 foi extremamente agitado para os videogames. Com consoles como PS3, Xbox 360 e Wii disputando o mercado, os fãs receberam inúmeros lançamentos de peso e viram séries novas serem criadas – e que duram até hoje. Atualmente, em 2018, games como Spore, Left 4 Dead, LittleBigPlanet e Burnout Paradise completam 10 anos. Nem parece que passou tanto tempo, certo? Ainda mais se levarmos em conta que títulos como os citados, e muitos outros, continuam bem atuais e ainda com gráficos caprichados para os padrões mais recentes. Confira a lista completa, a seguir:

LittleBigPlanet – PS3, PSP – Aventura

Criado como uma grande inovação pela Sony, LittleBigPlanet tinha como principal objetivo permitir que fãs criassem suas próprias fases, tornando-se um fenômeno na época. O game apresentava jogabilidade de plataforma, similar à série Super Mario, mas com novas interpretações para o gênero. Ele foi ainda o responsável pela criação dos Sackboys, pequenos seres feitos a partir de pano e com muito carisma.

A série LittleBigPlanet nasceu em 2008 (Foto: Divulgação/Sony)

Left 4 Dead – PC, Xbox 360 – Ação

Outra série que saiu em 2008 e até hoje é referência: Left 4 Dead pode ter parado no segundo capítulo, mas atualmente é um dos títulos mais jogados no Steam. Também puderam, já que é uma criação da Valve, a mesma empresa por trás de sucessos como Counter-Strike e Team Fortress 2. O jogo de tiro em primeira pessoa é cooperativo e coloca jogadores para lidar com hordas de zumbis em fases infestadas de desafios.

... v>

Left 4 Dead 2 (Foto: Divulgação/Valve)

Spore – PC, iOS – Estratégia

O ambicioso Spore pode ter saído com muito alarde e decepcionado muita gente na época, mas é um dos games mais históricos da EA, que também foi lançado em 2008, com muitas promessas. Nele, você cria organismos celulares e os evolui até que se tornem seres mais modernos e criem sociedades em terra firma. Apesar dos problemas, foi um jogo simpático e que teve seu charme durante algum tempo.

Spore (Foto: Divulgação/EA)

Metal Gear Solid 4 Guns of the Patriots – PS3 – Ação

Considerado um dos melhores jogos da saga Metal Gear, o título Metal Gear Solid 4 Guns of the Patriots saiu em 2008 somente no PS3 e até hoje é lembrado com muito carinho pelos fãs. Ele finaliza a saga do herói Solid Snake, agora anos mais velho, e é repleto de segredos, ação, e até mesmo piadas com o console concorrente, o Xbox 360. A espionagem e estratégia se misturam com uma história repleta de bons momentos em MGS 4.

Metal Gear Solid 4 Guns of the Patriots (Foto: Divulgação/Konami)

Burnout Paradise – PS3, Xbox 360, PC, Xbox One – Corrida

Quando a música do Guns N Roses, Paradise City, começava a tocar, sabíamos que estávamos no clima para correr em alta velocidade em Burnout Pardise. Lançado em 2008 e até hoje o último título da série principal de Burnout, o game é um dos melhores do gênero de corrida por vários motivos: trilha sonora repleta de sucessos do pop e rock mundiais, gráficos bonitos e caprichados, multiplayer viciante e muitos colecionáveis para destrancar.

Burnout Paradise (Foto: Divulgação/EA)

Mirror’s Edge – PS3, Xbox 360, PC, iOS, Windows Phone – Aventura

Curiosamente, é mais um jogo da EA que nasceu rodeado de promessas em 2008. O primeiro Mirror’s Edge foi um título até divisor de águas, de certa forma. Os jogos em primeira pessoa da época eram concentrados somente em tiro, mas aqui a ideia era mesclar ação em primeira pessoa com movimentos de parkour, ou corrida livre, que permite ao seu usuário avançar por cenários repletos de obstáculos apenas com acrobacias e manobras feitas com o corpo.

Mirror’s Edge (Foto: Divulgação/EA)

Valkyria Chronicles – PS3, PC, PS4 – Estratégia

Valkyria Chronicles é um game, de certa forma, obscuro, que saiu de maneira tímida na época do PS3, em 2008, e é produzido pela SEGA. Porém, ele ganhou alguma relevância pouco tempo depois e chegou a receber até mesmo sequências, que estão saindo até hoje. O título mistura estratégia em turnos com RPG e te coloca no cenário que mais lembra um desenho japonês em tempos medievais, com guerras e conflitos épicos.

Valkyria Chronicles (Foto: Divulgação/SEGA)

God of War: Chains of Olympus – PSP, PS3 – Ação

Em 2008 a série God of War já era um enorme sucesso graças aos seus títulos do PS2. Porém, foi neste ano que vimos, pela primeira vez, uma edição portátil do jogo, com God of War: Chains of Olympus. Esta versão impressionou pela qualidade gráfica e pela adaptação que fizeram para que o game pudesse rodar em um videogame portátil. É uma das melhores edições da saga até hoje e tem tudo que os fãs gostam.

God of War: Chains of Olympus (Foto: Divulgação/Sony)

Super Smash Bros. Brawl – Wii – Luta

Mais uma das sequências aguardadas de 2008, o título Super Smash Bros. Brawl inaugurou uma nova era para a série Smash Bros., com vários personagens em um mesmo jogo - incluindo participações especiais de Sonic e Solid Snake, da saga Metal Gear. Até hoje ele é lembrado como um dos melhores e também um dos responsáveis por elevar o nível gráfico no Wii, antigo console da Nintendo.

Super Smash Bros. Brawl (Foto: Divulgação/Nintendo)

Mortal Kombat vs. DC Universe – PS3, Xbox 360 – Luta

Mortal Kombat vs. DC Universe foi um bizarro encontro inusitado entre duas sagas que nunca haviam se encontrado antes, mas que preparou terreno para jogos futuros que seriam um enorme sucesso. Em 2008, quando ele saiu, ninguém imaginava ainda que o mesmo estúdio lançaria, anos depois, Injustice, somente com personagens da DC Comics. Mas foi em Mortal Kombat vs. DC Universe que esta base teve sua criação e, apesar de curioso, o título de luta foi necessário e importante para a história da série.

Mortal Kombat vs. DC Universe (Foto: Divulgação/Warner)

Qual jogo você gostaria de ver remasterizado em HD? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.