Minecraft: Story Mode - Season Two - Episódio 4 é o quarto capítulo do jogo da Telltale Games para PS4, Xbox One, PC, Android e iOS que propõe um enredo ao mundo de Minecraft. Nomeado "Abaixo da Rocha Matriz", aqui as informações são pouco exploradas e mais detalhes - que, inicialmente, não parecem tão importantes - são introduzidos. Apesar de a história não ser tão empolgante, a jogabilidade se sobressai e apresenta uma grande luta que foge de todos os modelos já estabelecidos em outros jogos da companhia.

O capítulo é continuação direta do anterior, quando o Admin tem sua identidade revelada como Romeo e se transforma em Jesse para aterrorizar a Vila do Sinal, cidade criada pelo protagonista após a primeira temporada. Um ponto em que o enredo deixa bastante a desejar é que em nenhum momento vemos o que de fato o vilão faz de tão terrível no vilarejo para entender sua ameaça. Apenas no final, temos um pequeno trecho em que somos informados de que ele tem feito coisas horríveis - mas nunca as vemos.

Estranhamente Xara, a Prisioneira X, é deixada de lado na história de Minecraft: Story Mode - Season Two - Episódio 4 (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Depois de escapar da prisão com a ajuda de Xara, a "Prisioneira X", Jesse agora irá explorar o "Primeiro Mundo", local criado pelos Admins e que fica abaixo da Rocha Matriz (Bedrock), a última camada d

... e blocos do subsolo do jogo. Nas versões comuns de Minecraft, a Rocha Matriz é intransponível, mas aqui explora-se a possibilidade de haver algo misterioso e antigo embaixo dela.

Graficamente, o ambiente da nova área é bem interessante e tem uma atmosfera mais sombria, além de um bom design para alguns dos personagens. Há uma certa sensação claustrofóbica de ver um teto onde deveria haver o céu. O visual do local pega um pouco emprestado do temido "Nether", porém, sem deixar de criar uma identidade própria.

O Primeiro Mundo traz oportunidades para surpreender com monstros esquecidos através dos tempos, como é o caso de um gigantesco Enderman, que persegue Jesse logo nos primeiros minutos do capítulo. Estranhamente, a saga toma um rumo inesperado - e talvez um pouco monótono - focado em um grupo de seguidores que idolatrava um terceiro Admin chamado Fred, o qual foi morto por Romeo.

Os habitantes do "Primeiro Mundo" são curiosos mas não têm papel na história de Minecraft: Story Mode - Season Two - Episódio 4 (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Há vários momentos em que somos apresentados a personagens e situações que parecem não oferecer nenhum progresso. A própria Prisioneira X que parecia tão importante no terceiro episódio é deixada completamente de lado para cuidar de uma missão paralela enquanto o resto do time tenta vencer um jogo de perguntas e respostas nada divertido.

Para balancear as partes negativas, há um ótimo retorno de um velho personagem na aventura. Além disso, vemos o desenvolvimento de alguns coadjuvantes que há muito tempo seguem Jesse, como Petra. Não há bifurcações na história, mas há alguns reflexos de decisões anteriores que vêm à tona.

A quebra dos moldes

O episódio se redime somente no final com algumas partes de ação. Normalmente, os títulos da Telltale Games têm o cerne na história, com uma jogabilidade mínima, mas este não é o caso de Minecraft: Story Mode. O sistema de batalhas continua a evoluir e agora oferece combates contra múltiplos inimigos. Cabe ao jogador decidir em qual deles focar, quando desviar e atacar.

Minecraft: Story Mode - Season Two - Episódio 4 ainda guarda uma agradável surpresa com um esperado retorno (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Há ainda uma grande batalha contra um chefe. Nela, você deve criar uma estratégia e descobrir o ponto fraco de seu oponente para eliminá-lo. Em outros jogos da empresa, um confronto desses seria resolvido em uma sequência automática de botões que precisariam ser apertados na hora certa, mas aqui há realmente desafio envolvido, exigindo habilidade do jogador - algo que foge bastante aos moldes estabelecidos.

Conclusão

Para um quarto segmento de Minecraft: Story Mode - Season Two, Abaixo da Rocha Matriz parece um pouco parado e sem rumo. Várias coisas que foram construídas nos últimos três episódios parecem ter sido colocadas na fila de espera para serem resolvidas apenas na grande conclusão. O capítulo vale a pena graças à incrível batalha contra um chefão e ao retorno inesperado de um personagem, mas oferece pouco progresso para a história.

Qual seu maior feito em Minecraft? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.