Está pensando em mudar de operadora de telefonia, mas não consegue decidir qual? Com planos atrativos e portabilidade numérica, descobrir quem oferece o melhor serviço pode ser um diferencial. O app OpenSignal permite visualizar o desempenho de cada uma, de acordo com a localidade mostrada no Google Maps, e realizar um comparativo com os dados coletados pela aplicação, como: velocidade de download e upload, latência e qualidade do sinal na região. Confira como o programa pode ajudá-lo a decidir, em poucos passos, com este tutorial.

Confira qual operadora tem o melhor desempenho em sua região (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Passo 1. Baixe e instale o app Open Signal.

Passo 2. Abra o aplicativo e clique no ícone do pin, localizado na parte inferior direita. Em seguida, você pode conferir a cobertura já na área em que está localizado ou pesquisar por uma nova região. Para isso, toque no campo “Procurar localização”.

... 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">

Procure pela localização que deseja no Open Signal (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 3. Digite o nome do local onde deseja realizar a pesquisa e, em seguida, toque sobre o local correspondente que aparecerá nos resultados.

Selecione o lugar indicado no Open Signal (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 4. Nesse momento, a aplicação passa a exibir a cobertura das redes 4G, 3G e 2G de todas as operadoras que atuam na região. Para refinar a pesquisa para alguma operadora ou tipo de conexão específica, toque sobre “Todas 2G/3G/4G”.

Na aba que abrir, é possível selecionar uma operadora específica. Em nosso exemplo, é possível pesquisar individualmente pelo desempenho da Nextel, Oi, Vivo, Tim ou Claro, que atuam na capital do Rio de Janeiro. Caso prefira, você também pode selecionar se deseja visualizar apenas a cobertura para 4G ou 2G/3G, desmarcando a caixinha já previamente marcada. Para conferir o resultado, basta tocar sobre o mapa.

O Open Signal permite refinar a pesquisa por operadora (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 5. Em seguida, o programa exibe visualmente no mapa a cobertura, que varia de “Fraca”, na cor vermelha, a “Boa”, na cor verde, e os dados obtidos sobre ela naquela região. Na parte superior da tela, o app exibe a velocidade de download, de upload e de latência (quanto tempo, em milissegundos, um pacote de informações leva para ir e voltar ao destino. Ou seja, quanto menor for esse valor, melhor).

Além da visualização de cada operadora individualmente, o Open Signal exibe ainda um comparativo de desempenho dos serviços prestados pelas empresas naquela localidade. Para visualizar, basta tocar em “Comparar o desempenho”.

Cobertura no mapa do Open Signal varia de Fraca a Boa (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 6. Na primeira tela, o app exibe as estatísticas de download e uploads das redes de todas as operadoras e, ao arrastar o dedo para o lado, os dados de latência e qualidade do sinal. Vale lembrar que todas as informações são baseadas em informações coletadas a partir de medições de usuários do programa nessas áreas.

Open Signal exibe lista comparativa de desempenho das operadoras na localidade escolhida (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Pronto! Agora, ficará mais fácil decidir para qual operadora de telefonia móvel migrar.

Qual operadora de celular tem os melhores planos de Internet ilimitada? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.