A HP vai substituir a bateria de alguns notebooks fabricados entre dezembro de 2015 e 2017. A empresa informou que o recall mundial é necessário por haver risco de perigo grave para os usuários — incluindo a possibilidade de causar incêndios. Ao todo, são 15 modelos das linhas Probook, X360, Envy, Pavilion, ZBook e HP 11. A troca é gratuita, mas antes é preciso fazer uma confirmação por telefone ou por meio de um aplicativo disponibilizado pela fabricante.

Ao todo 15 modelos de notebooks da HP fazem parte do recall (Foto: Luciana Maline)

O problema começou a ser relatados por usuários no fórum da empresa ao longo de 2017. São reclamações graves de superaquecimento, com o notebook causando incêndios e queimaduras. Em comunicado oficial, a HP alerta: "Se você possuir um notebook ou uma estação de trabalho (workstation) cujo modelo esteja relacionado no programa de substituição, interrompa o uso da bateria imediatamente, colocando-a no Modo Segurança da Bateria, e entre em contato com a HP."

O número de telefone para entrar em contato com a empresa é: 0800-709-7751. Para moradores de São Paulo, o número é (11) 3878- 8338 (opção 5 – digitar o código 709). A HP também disponibiliza o software HP Battery Validation Utility, que identifica se o notebook está apto para a substituição da bateria. Na nota disponibilizada em seu site, a fabricante reforça a importâcia de baixar o programa e fazer a verificação: "Essas baterias podem superaquecer, oferecendo risco de incêndio, queimaduras, contusões e cortes aos clientes. Por este mo

... tivo, é extremamente importante verificar se a sua bateria deverá ser substituída."

Além do HP Battery Validation Utility, que mostra se o modelo faz parte do recall, a fabricante lançou uma atualização para a Bios. O update coloca o computador em "Modo de Segurança da Bateria". Quando ativado, ele drena toda a carga e evita que a bateria seja recarregada até que o modo seja desligado. O recurso permite que o PC seja usado de forma segura quando conectado à fonte de energia e sem a bateria.

Para ter o Modo de Segurança da Bateria baixa a versão mais recente do driver da Bios (Foto: Gabriel Ribeiro)

Para fazer o update da Bios, vá até a área de drivers no site da HP (https://support.hp.com/br-pt/drivers) e descreva o modelo do seu notebook. Em seguida, siga os passos para a atualização.

Mesmo que a bateria já tenha sido substituída em outro momento, pode ser que ainda seja necessário fazer o recall. Isso porque os modelos defeituosos também foram entregues às assistências técnicas autorizadas. Por isso, é importante usar o HP Battery Validation Utility antes de agendar a troca.

Confira todos os modelos afetados

Quer saber qual notebook comprar? Veja dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.