O Samsung Health é o aplicativo nativo dos celulares da fabricante sul-coreana destinado ao monitoramento da saúde do usuário. O programa usa os sensores do aparelho para rastrear distâncias percorridas e o status geral de atividade da pessoa. Em alguns smartphones, como os Galaxy S7 e Galaxy S8, o app ainda verifica batimentos cardíacos, níveis de estresse e outras variáveis.

A ideia é que, com ajuda do software, o telefone possa virar um aliado na busca por uma vida mais saudável – e o melhor, sem precisar recorrer a apps de terceiros para alcançar objetivos. Veja no tutorial como contar passos, criar metas de exercícios e usar outras funções do app da Samsung.

A prenda a contar passos usando o app Samsung Health (Foto: Divulgação/Samsung)

Configuração inicial

Passo 1. Ao abrir o Samsung Health pela primeira vez, aceite os termos de uso para iniciar o monitoramento no celular.

... 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">

Configure o primeiro uso do Samsung Health (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Em seguida, acesse o menu “Perfil” e preencha os formulários com suas informações. À medida que usar o Samsung Health, a tela exibirá um resumo de atividades ao longo do tempo. É importante ter uma conta da Samsung logada no celular para sincronizar os dados na nuvem e não os perder ao trocar de aparelho.

Alimente seu perfil no Samsung Health (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Contar passos

Passo 1. O Samsung Health começa a contar passos sozinho depois do primeiro acesso. Por padrão, o app determina uma meta de 10 mil passos diários, mas é possível alterar esse objetivo ao tocar no item para abrir mais informações.

Edite suas metas de passos diários no Samsung Health (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Em seguida, basta abrir o menu “Definir objetivo” e mudar a meta de passos na barra de progresso.

Altere a quantidade de passos diária no Samsung Health (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Medir níveis

O Samsung Health permite medir níveis de batimentos cardíacos, saturação de oxigênio (SpO2) e estresse. Essas funções são integradas em alguns celulares que contam com sensor específico. Nesses casos, basta acionar o recurso desejado e posicionar o dedo sobre o emissor de luz vermelha na parte de trás do telefone, próximo à câmera. O Samsung Health guarda a informação e permite configurar o estado atual (repouso, após exercício e outras opções) para comparar mais tarde.

Essas funções (assim como o registro de glicose e pressão sanguínea) também podem ser usadas em celulares que não contam com sensor integrado, desde que o usuário faça a medição manualmente usando um aparelho adequado.

Registre medições de batimentos, concentração de oxigênio e mais no Samsung Health (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Definir metas

A definição de metas do Samsung Health não se limita ao contador de passos.

Passo 1. Toque no botão com símbolo de lâmpada na parte superior, o aplicativo exibe uma lista com três categorias de metas de vida: “gerenciamento de peso”, “seja mais ativo” e “sentir-se mais descansado”.

Crie metas de acordo com estilos de vida (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Em cada uma delas, o usuário pode selecionar um tipo de objetivo para cumprir. Em “Seja mais ativo”, por exemplo, o Samsung Health define minutos diários de atividade ideais para se manter saudável. A meta definida fica em destaque na tela inicial.

Acompanhe a meta estabelecida no Samsung Health (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Comece a usar

Passo 1. Na primeira tela do Samsung Health, toque em “Gerenciar itens” para adicionar os tipos de exercícios que você planeja realizar, como caminhada, corrida, ciclismo e outros.

Configure os tipos de exercícios rastreados pelo Samsung Health (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Antes de realizar a atividade, localize o atalho relacionado ao exercício e toque em “Iniciar” para começar a monitorar. Embora o Samsung Health mantenha a detecção de movimentos sempre ligada, as funções específicas a cada tipo de exercício tornam o monitoramento mais preciso.

Ative o rastreamento do Samsung Health antes de cada sessão de exercício (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Android ou iOS: qual é o melhor? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.