O Google tem um jeito simples de transferir apps de um celular antigo para um novo Android. Ao ligar um telefone pela primeira vez, o usuário pode escolher resgatar os dados de um smartphone de qualquer fabricante, incluindo o iPhone (iOS) da Apple. O recurso ainda salva configurações como papel de parede e plano de fundo, dispensando backups complicados na hora da mudança de celular.

Neste tutorial, o TechTudo ensina o passo a passo para transferir apps e outras definições de um telefone antigo para um novo aparelho com Android.

Veja como transferir apps de um celular antigo para um novo Android (Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo)

Passo 1. Ligue o novo smartphone com Android. Na primeira tela, toque na seta ao lado de "English" para mudar o idioma. Dê um toque sobre a opção "Português".

... 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">

Tela inicial de boas-vindas do celular Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Na nova caixa de diálogo, selecione "Brasil" para definir o idioma com o português do país. Em seguida pressione o botão "Vamos lá".

Definição do idioma do smartphone para português do Brasil (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Na tela de "Bem-vindo", toque sobre a opção "Copiar seus dados". Na sequência, o Android vai solicitar que você se conecte a uma rede Wi-Fi. Selecione a rede que desejar.

Conexão do novo celular Android à rede Wi-Fi de usuário (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Insira a senha da sua rede Wi-Fi e pressione "Conectar". A fabricante pode inserir alguns passos extras nesta etapa – no caso da Motorola, é iniciado o aceite das configurações de privacidade, sendo necessário apertar "Aceitar e Continuar" para dar sequência às definições.

Aceitação das configurações de privacidade da fabricante (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Como o celular antigo usado neste tutorial também era um Android, selecionamos a primeira opção. Se você quiser, é possível resgatar apps de um iPhone ou a partir de um backup na nuvem. Escolhida a primeira opção, é necessário inserir seu e-mail do Google e, então, pressionar "Próxima". Após inserir a senha, toque novamente em "Próxima" e, depois, em "Concordo".

Seleção de backup a partir de antigo aparelho Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. Toque sobre o dispositivo do qual você quer resgatar os apps e dados. Na sequência, toque sobre a seta ao lado de "Restaurar todos os apps" caso queira escolher quais serão transferidos.

Escolha do celular antigo a partir do qual os apps serão transferidos (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 8. Deixe marcado com um check todos os apps que você quiser transferir para o novo celular e desmarque os que não quiser. Clique em "Restaurar" e aguarde alguns segundos. Em seguida o Google oferecerá alguns serviços, que poderão ser recusados. Pressione "Próximo" para seguir com as configurações.

Seleção de apps que serão tranferidos de celular antigo para novo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 9. Caso seu novo celular rode o Android 7 ou superior, o sistema vai sugerir que você configure a Google Assistente. Toque em "Não, obrigado" para pular esta etapa. Finalize em "Tudo pronto".

Telas finais de configuração do Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 10. Note que seu papel de parede e descanso de tela já estão no seu novo Android. Aguarde até que todos os outros arquivos e apps sejam baixados.

Novo celular Android com apps, arquivos e configurações importadas de aparelho antigo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Qual é o melhor celular barato e com câmera boa? Usuários trocam dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.