Um relat?rio da Trend Micro sobre seguran?a revelou um dado assustador: o Brasil ? o quarto pa?s do mundo com mais servidores de botnets ilegais. Estes sistemas s?o usados para controlar computadores remotamente em todo o mundo sem a autoriza??o do usu?rio e normalmente s?o usados para atividades il?citas como envio de spam ou ataques DDoS.

Microsoft e Google unem for?as para reduzir alertas falsos de v?rus

Brasil ? o quarto pa?s no mundo com mais servidores botnets ilegais (Foto: Divulga??o/Facebook)

Segundo o estudo, o pa?s possui 3,14% de todos os servidores encontrados, atr?s somente de Estados Unidos (21,08%), Reino Unido (9,45%) e ?ndia (6,11%). Segundo Leonardo Bonomi, diretor de Tecnologia e Suporte da Trend Micro, embora o n?mero de cibercriminosos tenha crescido no Brasil, o pa?s possui, atualmente mais servidores envolvidos nesse crime.?Por outro lado, o Brasil n?o aparece na lista dos pa?ses com maior n?mero de m?quinas infectadas

O que ??

Uma botnet consiste em um conjunto de computadores agindo em grupo para realizar a mesma tarefa. A t?cnica pode ser usada para fins leg?timos e ? comum em servidores de IRC para administrar v?rios rob?s simultaneamente em canais de chat.

Atacantes normalmente combinam metodologias para ganhar de todas as formas poss?veis
Leonardo Bonomi

Quando o termo ? usado, entretanto, geralmente se refere ? pr?tica de infectar computadores com malware que os obrigam a se juntar a essas redes. As m?quinas infectadas entram em contatos com um servidor chamado C&C (Comando e Controle), que ? usado para enviar comandos. Segundo Bonomi, ? f?cil ter acesso a esses servidores no Brasil.?

Um computador infectado ? chamado de zumbi e pode ser usado para v?rias atividades ilegais, como ataques de nega??o de servi?o (DDoS), envio de spam e minerar bitcoins. "Tais redes podem dar suporte ? uma infinidade de ataques, de nega??o de servi?o a minera??o de bitcoins, passando por roubo de senhas banc?rias e portas de entrada para ataques mais avan?ados a corpora??es. Atacantes normalmente combinam metodologias para ganhar de todas as formas poss?veis", afirmou o diretor.?

Usar zumbis ? vantajoso para os criminosos porque qualquer ataque usa a conex?o com a Internet de computadores infectados, o que significa que se o ataque for investigado, eles n?o ser?o identificados com facilidade.

Estados Unidos continuam concentrando grande parte dos servidores de botnets do mundo (foto: Reprodu??o/Trend Micro)

Qual ? o melhor antiv?rus gr?tis? Comente no F?rum do TechTudo

Outra vantagem ? que qualquer ordem executada no computador infectado vai consumir recursos locais, incluindo mem?ria e banda de Internet. Aumentar o processamento de uma m?quina leva ao aumento do uso de energia el?trica ? especialmente ao minerar bitcoins ? e estes custos acabam sendo pagos pela v?tima.

Uma boa not?cia, por outro lado, ? a diminui??o de casos de ransomware no pa?s. O n?mero de infec??es detectadas em 2014 diminuiu em rela??o a 2013 em todo o mundo, mas no Brasil a queda foi mais acentuada: o pa?s, que estava na 8? posi??o do ranking, agora n?o aparece entre o Top 10.

O problema ? que, embora o n?mero de casos de ransomware tenha diminu?do, a ferocidade deles aumentou no ?ltimo ano. Da mesma forma que as botnets, este tipo de golpe se propaga atrav?s de malware em downlo

... ads de arquivos suspeitos. Segundo Bonomi, embora o Brasil ainda n?o esteja preparado para acabar com essa amea?a, estamos progredindo.

"Os recursos oficiais ainda s?o escassos, mas temos avan?ado com algum sucesso com ajuda de ?rg?os de resposta a incidentes e for?as policiais".

Uma vez que o computador ? infectado, o programa passa a bloquear o acesso do usu?rio a determinados arquivos. Para restaurar o acesso, o usu?rio ? obrigado a pagar os criminosos, geralmente atrav?s de bitcoins. Normalmente, estes malwares apenas mudam configura??es da m?quina, mas uma nova modalidade tem encriptado arquivos, tornando mais dif?cil a recupera??o do arquivo.

Via Trend Micro



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.