O aplicativo Tether, da TP-Link, permite descobrir quais dispositivos estão conectados à rede Wi-Fi e bloquear os intrusos, garantindo que eles não irão se conectar novamente. O app, disponível gratuitamente para celulares Android e iPhone (iOS), oferece um jeito mais intuitivo de gerenciar a rede pelo celular. Além disso, a ferramenta funciona com a maioria dos roteadores, repetidores e modens DSL da fabricante.

Assim, você pode recorrer ao programa se desconfiar que alguém está usando o seu Wi-Fi sem permissão. Confira, nas linhas abaixo, como utilizar o Tether para saber quem está "roubando" o sinal Wi-Fi de sua residência e aprenda a se livrar desses invasores.

Quem está usando o Wi-Fi?

Passo 1. Acesse o TechTudo Downloads e baixe o Tether no seu celular. Em seguida, abra o software e selecione o roteador que deseja analisar. Caso o dispositivo não apareça na lista, certifique-se de que o smartphone está conectado ao Wi-Fi fornecido pelo roteador e garanta que o seu aparelho TP-Link é compatível com o aplicativo.

Toque sobre o roteador que pretende gerenciar no app Tether (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 2. Faça login para que o app colete os dados. Normalmente, o usuário e a senha estão em uma etiqueta na parte de baixo do roteador.

... gressive-img">

Efetue login para o aplicativo Tether se conectar ao roteador (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 3. Agora, toque em "Dispositivos" para o programa mostrar todos os aparelhos que estão usando a sua rede wireless;

Veja os aparelhos conectados ao seu Wi-Fi com o app Tether (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Como bloquear os intrusos?

Passo 1. Toque sobre o dispositivo desconhecido para visualizar mais informações. Na página que abrir, você pode conferir o nome do aparelho, o tipo de conexão, endereço MAC e IP. Para bloquear, clique no botão indicado na imagem abaixo;

Bloqueie o dispositivo desconhecido no app Tether (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 2. Se por algum motivo você quiser desbloquear o intruso, basta voltar à página inicial e tocar em "Ferramentas". Depois, clique sobre o ícone de "Estações bloqueadas";

Abra a ferramenta "Estações bloqueadas" no Tether (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 3. Encontre o aparelho e toque no botão para desbloqueá-lo;

Desbloqueie o aparelho tocando no botão indicado na imagem no app Tether (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Agora você já sabe como descobrir quem está usando sua rede wireless e bloquear os dispositivos desconhecidos. Vale lembrar que o aplicativo Tether não serve apenas para as funções citadas, mas também para compartilhar a senha e configurar os roteadores da TP-Link.

Por que meu Wi-Fi parou de funcionar? Veja dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.