A Sony anunciou o fim do serviço My Xperia, que funcionava como localizador de smartphones da fabricante desde 2013. No dia 17 de janeiro, a plataforma web que mostrava a posição do celular no mapa saiu do ar. A recomendação da empresa japonesa é que os usuários migrem para a ferramenta oficial de localização do Android, o Encontre Meu Dispositivo (Find My Device).

Desde a última semana, quem tenta acessar o site do My Xperia é redirecionado para o recurso do Google. A Sony não revelou o motivo do encerramento do sistema.

Celulares da Sony perdem sistema de localização da fabricante (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

A novidade coloca um fim também no aplicativo My Xperia, que não vem mais instalado em smartphones da Sony, começando pelo Xperia XZ Premium. Até então, o app servia de ponte entre o celular e o localizador online da fabricante. Em caso de perda, furto ou roubo, o usuário poderia encontrar o dispositivo no mapa e ativar mecanismos remotos de limpeza e bloqueio. Essas são as mesmas funções do Encontre Meu Dispositivo, que também permite emitir um alerta sonoro no aparelho à distância.

Para usar o localizador nativo do Android, o usuário deve se certificar que t

... em uma conta Google logada no aparelho e ligar os serviços de localização. Nas configurações de segurança do telefone, é preciso ativar as opções "Localizar remotamente o dispositivo" e "Permitir bloqueio e limpeza remotos" (os termos podem mudar de nome dependendo do modelo do celular).

Após esse procedimento, basta acessar o Encontre Meu Dispositivo em um navegador desktop ou em outro celular com o aplicativo do serviço, que está disponível gratuitamente na Google Play Store.

Qual o melhor app rastreador para rastrear outro celular? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.