Desde que foi lançado no mercado brasileiro, o plano TIM Beta chama a atenção por oferecer uma franquia razoável de internet 4G a um preço mais em conta. O serviço foi remodelado em 2017, e agora conta com um novo sistema de pontuação baseado nas atividades de clientes em redes sociais. Já o valor é fixo: R$ 50 por mês.

O nível mais elevado do TIM Beta dá direito a 20 GB de dados e 2 mil minutos de chamadas para o país inteiro, bem como mensagens SMS ilimitadas. No entanto, é preciso receber um convite para participar da oferta. Nas linhas a seguir, conheça todos os detalhes sobre o plano.

O TIM Beta recebeu mudanças em 2017 (Foto: Divulgação/TIM)

O que é TIM Beta? Como funciona?

O TIM Beta é um plano controle da TIM que oferece um pacote de serviços por um preço abaixo do visto na maioria das operadoras de telefonia celular. Há três categorias diferentes e todas têm os mesmos recursos (internet, ligações, SMS, Deezer e backup em nuvem), mas em níveis diferentes.

Os benefícios são válidos por 30 dias. Após esse período, é necessário colocar créditos para que os serviços voltem a funcionar. Ou seja: o consumidor coloca crédito, a TIM ativa os recursos e, após um mês, o usuário coloca créditos novamente para renovar o ciclo. A principal diferença em relação aos outros planos controle está na exigência de um convite do TIM Beta, necessário para que a pessoa ingresse no serviço.

Quais são as categorias do TIM Beta?

O TIM Beta conta com três categorias: Beta Basic, Beta e Beta Lab. Todos têm os mesmos serviços, mas em quantidades diferentes, conforme a tabela abaixo.

Quando uma pessoa recebe um convite, ela

... entra automaticamente na categoria Beta do serviço, com direito a 10 GB de internet. É preciso fazer 1,6 mil pontos no medidor de atividades em redes sociais (chamado de Blablablâmetro) para alcançar a categoria Beta Lab, a mais avançada.

Por sua vez, o Beta Basic é destinado a consumidores que, no passado, se cadastraram no TIM Beta por meio da central de atendimento da operadora. Novos clientes não podem se tornar Basic.

Como funciona o Blablablâmetro?

O Blablablâmetro é o novo sistema de pontos do TIM Beta, que começou a funcionar no ano passado. A mecânica estabelece uma recompensa para cada recurso utilizado pelo consumidor. Os pontos aumentam conforme o uso, e é por meio deles que o assinante se torna Beta Lab.

O sistema de pontos se renova a cada rodada, que dura 90 dias. Se o cliente é Beta Basic ou Beta, precisa de 1,6 mil pontos para virar Lab. Se for Lab, será necessário conseguir novamente os 1,6 mil pontos para continuar nesta categoria.

Atualmente, é possível pontuar das seguintes maneiras: conectando-se e postando no Facebook, Twitter, Pinterest e Swarm pelo TIM Beta; navegando na internet com os dados do pacote; enviando SMS e ligando; e fazendo as recargas no prazo correto.

O Blablablâmetro é o novo sistema de ponto do TIM Beta (Foto: Divulgação/TIM)

Como virar TIM Beta?

Para ter os benefícios do TIM Beta, é necessário receber um convite de um amigo que já seja Beta. Porém, apenas aqueles que estão no nível Lab têm o direito de convidar – esse processo pode ser feito pelo Facebook. Os usuários conseguem o convite ao final de cada rodada do Blablablâmetro, caso atinjam 1,6 mil pontos.

Também é importante permanecer atento às novidades nos canais oficiais da operadora – às vezes, a TIM libera outros modos de ser Beta por um tempo limitado.

Como ativar o TIM Beta?

Depois de ser convidado, será preciso realizar um cadastro no site da TIM. Em seguida, será necessário adquirir um chip pré-pago da TIM. Os clientes atuais da operadora podem cancelar o plano corrente e migrar o chip para a modalidade pré, a fim de entrar no Beta.

O próximo passo é voltar ao site da TIM para adicionar a linha de telefone. A própria operadora faz a migração para o plano controle. Ao final do processo, ela envia uma notificação por SMS.

De acordo com a empresa, o processo de migração para o TIM Beta pode levar até dez dias. Durante o período, o telefone funciona como se fosse um pré-pago tradicional.

Qual operadora de celular tem os melhores planos de internet ilimitada? Usuários trocam dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.